Saiba como escolher a Água Mineral

7 Jan

O único alimento que é liberado em qualquer dieta, de seis meses até o fim da vida e que todo mundo consume regularmente é a água. Mas você já deu uma olhada no rótulo da garrafa de água mineral que você consome?

Muitas pessoas tendem a olhar apenas para a quantidade de sódio… mas será que isso é o suficiente?? Acredito que mais importante que o sódio é olhar o pH da água! Pois mesmo que você consuma uma água com uma quantidade bem alta de sódio, como por exemplo, temos marcas no mercado com 103mg de sódio por litro, ou seja, se você consumir três litros de água por dia terá ingerido 309mg, o que equivale a menos de um sachê de sal daqueles que você encontra no restaurante. Porém com esta quantidade toda de água este sódio será facilmente eliminado do seu organismo. Agora se por algum motivo a sua nutricionista pediu para você reduzir o sódio da dieta, aí vale a pena ficar atento ao rótulo!

Eu considero mais importante avaliar o pH (potencial hidrogeniônico) que mede o nível de acidez da água. Quanto mais alcalina for a água mais saudável ela será! Hoje temos estudos que mostram que em lugares onde a água é naturalmente mais alcalina, a população tem expectativa de vida maior. A água alcalina equilibra o organismo contra as tranqueiras que consumimos, que respiramos e atitude não saudáveis que tomamos como dormir pouco, estresse, abuso do café, refrigerante, dieta não balanceada, etc. Quanto mais ácido seu organismo está mais radical livre seu corpo produz, em excesso, eles levam ao envelhecimento precoce e consequentemente a doenças.

Então se for comprar água mineral dê preferência aquelas que tem o pH acima de 7.

Confira agora o teste feito por Daterra Coffee, Carlinhos Borges e Osvaldo Portaluppi com 10 marcas e seus respectivos pH para não ter dúvidas na hora ir as compras:

1. Minalba – Fonte Água Santa: pH 7,75
2. Crystal – Fonte Yguaba: pH 7,32
3. Nestlé – Fonte Santa Catarina: pH 8,03
4. Prata – Fonte Leve: pH 6,43
5. São Lourenço – Fonte Oriente: pH 6,64 
6. Acqua Panna: pH 8,24 –> Melhor pH
7. Serra do Japi – Fonte Alvorada: pH 6,4 
8. Bioleve – Fonte Jatobá: pH 6,95
9. Bonafont – Fonte Paineira: pH 6,12 –> Pior pH
10. Schin – Fonte Nossa Sra. Aparecida: pH 7,51

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Veja também:

9 Comentários em “Saiba como escolher a Água Mineral”

  1. Dany January 8, 2017 at 10:57 am #

    Passei a comparar o PH das garrafinhas que tenho aqui em casa e notei que nas garrafinhas infantis da Bonafont, o PH é mais baixo ainda….5,44…obrigada pelo toque..

  2. Verônica Laino January 8, 2017 at 5:05 pm #

    Olá Dany!
    Nossa que horror!! E justo para nossas crianças!! Bom saber!!
    Obrigada!
    Veronica Laino

  3. Soraya January 8, 2017 at 11:47 pm #

    Olá Verônica… o PH da água é muito importante e temos no Brasil a água Sferrie lá de Toledo PR, além de ter uma grande concentração de Vanadio ainda tem PH 10.1

  4. Sineide Gomes January 16, 2017 at 11:39 am #

    Bom dia Verônica. Existe algum produto que possamos usar nos botijões de água mineral , para deixa-la alcalina, caso o PH seja ácido? Obrigada

  5. Verônica Laino January 16, 2017 at 11:10 pm #

    Olá Sineide,
    Infelizmente não. O melhor botijão de água é o de barro, deixa a água com pH próximo de 7!
    Um abraço,
    Verônica Laino

  6. Guilherme February 24, 2017 at 11:04 pm #

    Você já tomou água de ibirá? O pH dela é 10!

  7. Verônica Laino February 25, 2017 at 1:13 am #

    Olá Guilherme,
    Nunca vi nenhum estudo científico sobre ela! Tudo que encontrei é opniões de pessoas, mas nunca ninguém me enviou o teste… então eu não confio!
    Um abraço,
    Verônica Laino

  8. Joao Pierry October 20, 2017 at 12:22 pm #

    Boa Tarde!!

    O melhor PH para agua seria 7 ou seu aproximado. Então temos
    A Bioleve com melhor PH 6,95
    A Acqua Panna com pior PH 8,24

  9. Verônica Laino October 20, 2017 at 4:49 pm #

    Olá João,
    Você interpretou o texto de forma ERRADA!
    Eu escrevi no texto que o ideal é ter pH acima de 7 (vou escrever novamente a frase aqui: “Então se for comprar água mineral dê preferência aquelas que tem o pH acima de 7” ), portanto falar que a Acqua Panna é a pior não faz o menor sentido, já que possui o pH mais alto!
    Atenciosamente,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário