Óleo de Coco e seus Benefícios

20 Jan

Toda vez que posto uma receita com óleo de coco recebo um monte de mensagem me criticando horrores por incentivar o uso de uma gordura! Então para não ter mais dúvidas confira neste post os benefícios do óleo de coco!

O óleo de coco é extraído do coco de duas formas, ele pode ser prensado à frio do coco fresco ou extraído do coco já seco que passou por algum tipo de aquecimento. Então na hora de comprar sempre compre o que está escrito prensado à frio ou extra-virgem e sempre na embalagem de vidro! Nunca compre óleo de coco na embalagem de plástico! Todos os benefícios que vou citar aqui são do óleo de coco prensado à frio.

O óleo de coco verdadeiro muda de textura de acordo com a temperatura ambiente! Se está calor ele vai estar na consistência líquida, se estiver frio ele estará na consistência sólida. Por isso que em todas as receitas que faço ele sempre está sólido, pois moro em uma região mais fria e minha casa sempre fica em torno de 18 a 20C.

Ele é essencialmente composto por gorduras e em maior parte pela saturada (87%) em sua maioria os triglicerídeos de cadeia média (TCM). Por isso que temos que observar qual tipo de gordura saturada que estamos falando! Pois as gorduras de cadeia média são completamente diferente das de cadeia curta, como as gorduras que encontramos nas carnes, por exemplo.

Qual a diferença? O TCM é absorvido pelo fígado e então é convertido como energia! Portanto não precisa ficar com medo de usa-lo, desde que controle a quantidade! Uma colher de sopa por refeição (sendo esta a única fonte de gordura da refeição) é o suficiente e não vai ser acumulada em forma de gordura no corpo e não extrapolar mais do que duas colheres ao dia. Além disso temos hoje vários estudos que mostram que o consumo do óleo de coco reduz o colesterol melhorando a LDL:HDL e aumento do HDL que é o colesterol considerado bom.

Só isso? Não! O óleo de coco têm a propriedade de modular o sistema imunológico, sendo capaz de combater fungos, vírus e bactérias! Então o seu consumo é indicado para pessoas que tem candidíase de repetição, aquela micose que nunca melhora, quando está em tratamento para o combate da Helicobacter pylori, ou seja, ele ajuda o organismo a combater estes problemas de forma mais rápida e eficaz! Lembrando que falei ajuda! Ou seja, você deve acrescentar o óleo de coco na conduta que seu médico passou para tratar o seu problema!

Todo mundo pode utilizar? Não! Quem tem qualquer problema no fígado ou está com esteatose hepática independente do grau deve antes consultar a sua nutricionista! Afinal só ela vai saber se o óleo de coco cabe dentro do seu planejamento alimentar ou não!

 

Veja também:

Um Comentário em “Óleo de Coco e seus Benefícios”

  1. Eunice Alves de Barros January 21, 2017 at 5:49 am #

    Eu uso, óleo de coco para tudo

Deixe seu Comentário