Glúten – Vilão ou Mocinho?

3 Feb

Faz tempo que me pediram para falar sobre este assunto! Então aqui vai a minha opinião como nutricionista funcional! Ah!!!!! E minha opinião aqui é exclusiva para pessoas que não são celíacas! Se você é celíaco, ignora o texto abaixo e exclui o glúten da sua dieta!!! Agora se você é apenas intolerante ao glúten aqui vai minha opinião:

O glúten não é um produto artificial gerado pelo homem, ele veio da natureza e sempre esteve presente no trigo! O glúten dá elasticidade a massa, deixando aquele seu pão macio e fofinho, sem esfarelar ou craquelar. Além disso ele que dá a estrutura do trigo e aí que começa o problema! Pois quanto mais glúten presente no trigo, maior é o grão e isso faz com que ocorra um maior rendimento da colheita, sem utilizar mais terra para o plantio! Ou seja, o homem foi lá e modificou o trigo para que ele contenha 20 vezes mais glúten do que o trigo da época dos nossos tataravós!

Aí que na minha opinião começa o problema! Pois o glúten é sim um proteína de difícil digestão, porém consumida em pequena quantidade o corpo consegue lidar com ela, mas aí o homem foi lá e alterou o trigo e o nosso organismo não está sabendo lidar com este excesso de glúten! Por isso que cada vez mais você vê pessoas intolerantes ao glúten! Por conta deste consumo em excesso! 

 

Então o glúten pode ser vilão se o consumo do trigo for diário e em demasia. Por outro lado ele pode ser mocinho se consumir pouco e esporadicamente!

Minha sugestão? Não precisa viver uma vida Glúten-Free como muitos estão fazendo! Não precisa ficar neurótico porque na sua aveia está escrito contém glúten!

Para o dia a dia prefira utilizar farinha de aveia, de milho, de arroz, de grão de bico, de feijão branco, de mandioca, de batata, de linhaça, de chia, etc. De uma a duas vezes pode semana libere um pão francês, uma fatia de pizza, um macarrão feito de trigo e sempre que possível, compre estes produtos orgânicos, pois isso quer dizer que o trigo é mais parecido com o de antigamente e com isso seu corpo terá menos trabalho para digeri-lo!

Resumindo: não fiquem neuróticos! Utilizem o bom senso da rotatividade e da alimentação saudável e balanceada! Não coma todos os dias a mesma coisa! Varie tudo que come ao longo do mês! Faça um planejamento alimentar! Procure uma nutricionista para te ajudar e principalmente SEJA FELIZ!

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

3 Comentários em “Glúten – Vilão ou Mocinho?”

  1. Nádia February 3, 2017 at 7:21 pm #

    Na sua opinião uma pessoa que não come gluten por opção durante um tempo pode ter mais dificuldade que antes para digerir o gluten!? Ou desenvolver intolerância por falta de consumo?

  2. Verônica Laino February 5, 2017 at 2:12 pm #

    Olá Nádia,
    Pode acontecer sim! Por ser uma proteína de difícil digestão se eliminar o consumo, ao consumir novamente seu corpo demora um tempo até se adaptar e conseguir digerir novamente, como se o organismo ficasse preguiçoso!
    Um abraço,
    Verônica Laino

  3. Dayane March 7, 2017 at 7:28 pm #

    eu tb percebi isso.eu não tenho certeza se sou intolerante ao glúten.mas toda vez q comia me dava muito gases e minha barriga inchava e dava dores fortíssimas.
    Aí eliminei…essa semana fui comer e pra minha surpresa meu corpo rejeitou novamente estou com dores a 3 dias na barriga e parece q comi um boi inteiro.

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