Espinafre cru, pode?

10 Mar

Toda vez que posto uma receita com espinafre cru um monte de gente pergunta: mas pode comer espinafre cru?

Antigamente eu também abolia o consumo dele cru! Afinal por ser rico em ácido oxálico ele é muito criticado por poder causar pedras nos rins!

Então fui atras da literatura para ver quanto isso é impactante ou não para nós!

Segundo a pesquisadora Victoria Boutenko (que é fera no assunto) o grande problema de o ácido oxálico contribuir para a pedra nos rins está mais relacionado a quem tem uma dieta muito rica em proteína e consome poucos alimentos de origem vegetal!

A questão é, todos os alimentos tem algum fator antinutricional! Você sabia que o tomate também tem ácido oxálico? E nem por isso todo mundo deixa de comer tomate!

Então qual é a moral da história? Faça rotatividade dos alimentos! A natureza é perfeita e fez as estações do ano com variedade de alimentos. Então foque no alimento da época, varie sempre, alterne os alimentos e não coma todos os dias a mesma coisa!

Ah! E vale a pena lembrar que se você comeu uma salada de espinafre e já desenvolveu algum problema é porque sua alimentação estava não estava balanceada, e com isso qualquer antinutriente fica mais poderoso! Então vale a pena ir a uma nutricionista arrumar sua alimentação do dia a dia.

E lógico que esta informação é para indivíduos saudáveis, que não tem tendência a ter pedras no rim, nem histórico na família ok?!

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja também:

3 Comentários em “Espinafre cru, pode?”

  1. Fabio Mesquita March 12, 2017 at 5:05 pm #

    concordo quando você fala nas estações e que o criador é perfeito , nós é que temos que aprender tirar o beneficio disto e ter um equilibrio alimentar

  2. Cintia April 1, 2017 at 11:47 am #

    Olá Verônica! Eu amo espinafre, faço sempre ele refogado, coloco em sopas, em tortas, etc…sempre faço cozido. Minha família tem histórico de pedra no rim, e me cuido pois sei que é hereditário. Não sabia dessa questão do espinafre, o espinafre cozido tem os mesmos “riscos”?!

  3. Verônica Laino April 1, 2017 at 7:26 pm #

    Olá Cintia,
    No seu caso o ideal seria escaldar o espinafre por dois minutos e descartar a água de cozimento.
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário