Biomassa de Banana Verde

1 Apr

 

A biomassa de banana verde é rica em fibras e por não ter sabor pode ser utilizada em receitas sem gluten para dar elasticidade a massa ou no lugar do creme de leite para dar cremosidade a pratos como estrogonofe, sopas e até para fazer ganache de chocolate como ensinei vocês! Se você não viu a receita clique AQUI e confira.

Biomassa de Banana Verde

Tempo de preparo: 40 min | Rendimento: 3 1/2 xícaras

Ingredientes:

9 bananas verdes pequenas

Panela de pressão

Liquidificador ou mixer

Água morna o quanto baste (eu utilizei 3 xícaras)

Modo de Preparo:

1 – Adicione água na panela de pressão até encher 1/2 da panela. Leve ao fogo alto e espere ferver.

2 – Enquanto isso, pegue as bananas e com ajuda de uma faca corte-as bem perto da base do cacho, de forma que a banana fique com uma ponta, evitando abrir durante o cozimento. Lave uma a uma com uma escova de cerda macia e sabão neutro.

3 – Assim que água ferver coloque as bananas. Feche a panela e deixe no fogo alto até pegar pressão, após pegar pressão, reduza o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos.

4 – Desligue o fogo e aguarde 20 minutos para que a banana termine de cozinhar e a pressão saia naturalmente (não force a saída da pressão colocando a panela embaixo da água fria, por exemplo).

5 – Retire metade das bananas da panela ainda com água e com a ajuda de uma faca corte as pontinhas das bananas e descasque.

6 – Adicione 1/3 de xícara de água morna, as bananas descascadas, mais 1/3 de xícara de água morna e vá apertando o pulsar até conseguir liquidificar as bananas e gerar um creme bem homogêneo (se a biomassa estiver muito grossa é só adicionar mais água morna até que o liquidificador consiga bater a mistura – eu adicionei mais 2/3 xícara)

7 – Retire este creme do liquidificador e repita o processo até acabar com todas as bananas. Se o seu liquidificador for grande e potente você pode processar todas as bananas de uma só vez.

8 – É importante que as bananas estejam bem quentes, pois ao bate-las frias elas viram uma farinha e não um creme. A água utilizada para bater a biomassa não pode ser a água de cozimento  da banana, pois a água de cozimento tem um gosto amargo por causa dos taninos.

VALIDADE: 5 dias na geladeira ou no freezer por até 4 meses. Para descongelar a biomassa basta levar ela ao fogo com um pouco de água até que ela descongele e volte a ficar cremosa. OBS: Quando gelada a biomassa fica mais firme.

Dica: a água de cozimento da banana é rica em tanino e escurece utensílios de ferro ou alumínio, ao despejar a água do cozimento certifique-se de que não tem nada dentro da pia. Se por um acaso a sua panela ou os utensílios que você utilizou ficar escuro ou com uma gosma, passe um pouco de óleo de cozinha antes de lavar com água e sabão, assim sai be fácil. 

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

11 Comentários em “Biomassa de Banana Verde”


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /nfs/c10/h05/mnt/144919/domains/blog.veronicalaino.com.br/html/wp-content/themes/bueno/includes/theme-comments.php:66 Stack trace: #0 /nfs/c10/h05/mnt/144919/domains/blog.veronicalaino.com.br/html/wp-content/themes/bueno/includes/theme-comments.php(20): the_commenter_link() #1 /nfs/c10/h05/mnt/144919/domains/blog.veronicalaino.com.br/html/wp-includes/class-walker-comment.php(179): custom_comment(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /nfs/c10/h05/mnt/144919/domains/blog.veronicalaino.com.br/html/wp-includes/class-wp-walker.php(144): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /nfs/c10/h05/mnt/144919/domains/blog.veronicalaino.com.br/html/wp-includes/class-walker-comment.php(139): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, 1, 0, Array, '') #4 /nfs/c10/h05/mnt/144919/domains/blog.veronicalaino.com.br/html/wp-includes/class-wp-walker.php(332): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, 1, 0, Array, '') #5 /nfs/c10/h05/mnt/14 in /nfs/c10/h05/mnt/144919/domains/blog.veronicalaino.com.br/html/wp-content/themes/bueno/includes/theme-comments.php on line 66