Biomassa de Banana Verde

1 Apr

 

A biomassa de banana verde é rica em fibras e por não ter sabor pode ser utilizada em receitas sem gluten para dar elasticidade a massa ou no lugar do creme de leite para dar cremosidade a pratos como estrogonofe, sopas e até para fazer ganache de chocolate como ensinei vocês! Se você não viu a receita clique AQUI e confira.

Biomassa de Banana Verde

Tempo de preparo: 40 min | Rendimento: 3 1/2 xícaras

Ingredientes:

9 bananas verdes pequenas

Panela de pressão

Liquidificador ou mixer

Água morna o quanto baste (eu utilizei 3 xícaras)

Modo de Preparo:

1 – Adicione água na panela de pressão até encher 1/2 da panela. Leve ao fogo alto e espere ferver.

2 – Enquanto isso, pegue as bananas e com ajuda de uma faca corte-as bem perto da base do cacho, de forma que a banana fique com uma ponta, evitando abrir durante o cozimento. Lave uma a uma com uma escova de cerda macia e sabão neutro.

3 – Assim que água ferver coloque as bananas. Feche a panela e deixe no fogo alto até pegar pressão, após pegar pressão, reduza o fogo e deixe cozinhar por 8 minutos.

4 – Desligue o fogo e aguarde 20 minutos para que a banana termine de cozinhar e a pressão saia naturalmente (não force a saída da pressão colocando a panela embaixo da água fria, por exemplo).

5 – Retire metade das bananas da panela ainda com água e com a ajuda de uma faca corte as pontinhas das bananas e descasque.

6 – Adicione 1/3 de xícara de água morna, as bananas descascadas, mais 1/3 de xícara de água morna e vá apertando o pulsar até conseguir liquidificar as bananas e gerar um creme bem homogêneo (se a biomassa estiver muito grossa é só adicionar mais água morna até que o liquidificador consiga bater a mistura – eu adicionei mais 2/3 xícara)

7 – Retire este creme do liquidificador e repita o processo até acabar com todas as bananas. Se o seu liquidificador for grande e potente você pode processar todas as bananas de uma só vez.

8 – É importante que as bananas estejam bem quentes, pois ao bate-las frias elas viram uma farinha e não um creme. A água utilizada para bater a biomassa não pode ser a água de cozimento  da banana, pois a água de cozimento tem um gosto amargo por causa dos taninos.

VALIDADE: 5 dias na geladeira ou no freezer por até 4 meses. Para descongelar a biomassa basta levar ela ao fogo com um pouco de água até que ela descongele e volte a ficar cremosa. OBS: Quando gelada a biomassa fica mais firme.

Dica: a água de cozimento da banana é rica em tanino e escurece utensílios de ferro ou alumínio, ao despejar a água do cozimento certifique-se de que não tem nada dentro da pia. Se por um acaso a sua panela ou os utensílios que você utilizou ficar escuro ou com uma gosma, passe um pouco de óleo de cozinha antes de lavar com água e sabão, assim sai be fácil. 

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

5 Comentários em “Biomassa de Banana Verde”

  1. jéssica June 23, 2017 at 11:39 pm #

    Finalmente achei uma nutri que passa receitas legAIS! PARABÉNS! Uma dúvida.. eu detesto banana, mas imagino que nao tem como substituir. Quando coloca essa biomassa nas receitas, fica com gosto de banana?

  2. Verônica Laino June 23, 2017 at 11:49 pm #

    Olá Jéssica!
    Na verdade como a banana está completamente verde ela tem gosto na verdade de amido de milho (maizena).
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Strogonoff Funcional – Sem Creme de Leite & Sem Lactose (estrogonofe) | Nutrição, saúde e qualidade de vida - April 18, 2017

    […] Se você não sabe fazer a biomassa de banana verde clique AQUI e confira a receita. […]

  2. Ganache de Chocolate com Biomassa | Nutrição, saúde e qualidade de vida - May 1, 2017

    […] 1 xícara de biomassa de banana verde (clique AQUI e confira como fazer a biomassa) […]

  3. Fiz e Aprovei – Biomassa de Banana Verde | Nutrição, saúde e qualidade de vida - June 25, 2017

    […] Para conferir o passo-a-passo da receita basta clicar AQUI: Biomassa de Banana Verde […]

Deixe seu Comentário