Água de Beterraba

21 Apr

Vai uma água antioxidante aí?

Sempre que eu cozinho a beterraba eu nunca jogo a água fora! Eu guardo na geladeira e quando ela fica geladinha eu espremo meio limão e tomo como se fosse uma água aromatizada!

A água do cozimento da beterraba tem os mesmos benefícios da beterraba, entre eles a redução da pressão arterial, redução dos radicais livres e consequentemente a redução do envelhecimento precoce. Além de conter fósforo, manganês, magnésio e zinco, o que contribui para uma boa formação óssea e auxilia no processo de cicatrização!

Contra-indicação: se você tem problemas renais ou histórico na família esta água não é indicada para você!

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

5 Comentários em “Água de Beterraba”

  1. Cleide machado July 2, 2017 at 7:52 pm #

    Desculpa pelas qnts de perguntas,kk.mas adorei TD que vc posta, então uma pergunta. Essa água ela pode ser colocada na geladeira e ir bebendo ao longo do dia, e ela dura qnt tempo na geladeira? Obrigada

  2. Verônica Laino July 2, 2017 at 8:50 pm #

    Olá Cleide!
    Ela dura 24 horas na geladeira.
    Um abraço,
    Verônica Laino

  3. Sergio June 9, 2020 at 10:21 am #

    Na hora do cozimento da beterraba é importante jogar toda a água fora. Não é para reutilizar. Muita gente pensa que essa água é fonte de ferro, mas não é. Essa água é nociva à saúde, porque ela solta diversas enzimas que não fazem bem ao nosso organismo”, destaca a profissional.nutricionista Caroline Siqueira explica. Vai entender quem ?

  4. Verônica Laino June 13, 2020 at 3:26 pm #

    Nossa Sergio nunca li um absurdo tão grande quanto este…
    O dia que água do cozimento da beterraba for nociva, estamos realmente perdidos! Primeiro que a beterraba não solta enzima nociva de forma alguma, pois se isso fosse verdade não poderíamos consumir a beterraba crua, já que a mesma teria estas supostas enzimas que tem na água de cozimento.
    Esta nutricionista infelizmente espalhou uma FAKE NEWS.
    Pode ficar tranquilo que a água da beterraba é nutritiva sim e NÃO faz mal ao organismo como a Caroline alega…
    Agora vamos a alguns conhecimentos técnicos:
    O tratamento no forno, independentemente do modo de preparo, mostrou as maiores modificações físico químicas quando comparado aos outros tratamentos e a beterraba in natura. As beterrabas assadas no forno tiveram maiores teores de sólidos solúveis, açúcar total, sacarose e cinzas do que os demais tratamentos devido à perda de agua e concentração de açúcares que estas sofreram. Os tratamentos com calor úmido (vapor, pressão e água) tiveram menores teores dos atributos acima devido a lixiviação para água de cocção e incorporação de água na beterraba. As beterrabas inteiras com casca e sem casca cozidas no vapor e no forno preservaram mais a vitamina C em relação aos demais tratamentos. Sendo que os tratamentos cozidos na pressão tiveram uma perda de 25% de vitamina C em relação à beterraba in natura e as beterrabas cozidas em imersão em água 15%. Não houve diferença no teor de fibras entre as beterrabas cruas e cozidas.
    Fonte: MODIFICAÇÃO DA COMPOSIÇAO FISICO QUIMICA DE BETERRABAS SUBMETIDAS A DIFERENTES TIPOS DE CORTE E MÉTODOS DE COCÇÃO. Juliana Arruda Ramos, v. 31 n. 1 (2016): Revista Energia na Agricultura

Trackbacks and Pingbacks

  1. Desafio de Emagrecimento – SEMANA 1 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 7, 2018

    […] Água de Beterraba […]

Deixe seu Comentário