Tipos de Açúcar

2 Jun

Açúcar é sempre um assunto polêmico né? Tem quem defende, tem quem condena! Hoje vou dar a minha opinião (que pode ser diferente da sua) mas cada um tem uma linha de pensamento né? Então aqui vai a minha:

A regra geral é: utilize muito pouco açúcar e somente quando necessário! Se der utilize frutas como banana e tâmara para adoçar! Se quiser trocar pelo adoçante eu indico a stévia ou o xylitol, mas sempre em pequena quantidade!

Vamos falar sobre os mais comuns e qual eu uso:

Açúcar cristal e Refinado: No processo de fabricação, são adicionados produtos químicos para que ele fique branquinho e saboroso. Com isso ele perde todas as vitaminas e minerais presentes na cana de açúcar! Eu não recomendo o consumo de nenhum dos dois!

Açúcar orgânico: ele é livre de agrotóxicos e não passa por todo o processamento do açúcar comum, o que preserva parte de seus nutrientes. É uma boa opção para se utilizar!

Açúcar demerara: este é o que EU USO! Ele tem um sabor mais intenso e não recebe aditivos químicos ao ser processado. Ele preserva uma boa parte dos nutrientes presentes na cana de açúcar.

Açúcar mascavo: é o mais natural dos açúcares pois mantém praticamente todos os nutrientes presente na cana como o ferro, por exemplo. Eu não utilizo pois infelizmente muitas marcas de açúcar mascavo misturam ele com açúcar refinado branco, assim ele fica soltinho e não empelota com facilidade (desconfie de todo o açúcar mascavo soltinho!)

Melado de cana: tem as mesmas características do mascavo com a vantagem de vir na forma líquida o que evita esta adulteração pela indústria! A desvantagem dele é o sabor, que nem tudo combina com ele.

Açúcar de coco: o problema que tenho com este açúcar é que quase metade dele é frutose (por isso que o índice glicêmico dele é menor), no entanto, hoje temos vários estudos que mostram que excesso de frutose (de forma isolada como o açúcar de coco, por exemplo) pode levar ao acúmulo de gordura no fígado. Eu acho mais fácil controlar a glicemia do que retirar gordura do fígado, por isso que EU não uso! Mas sei que tem vários defensores do açúcar de coco!

Então é isso! Esta é a MINHA opinião sobre os açúcares! Sei que este tema vai causar polêmica! Então já digo que esta não é uma regra universal! Na nutrição cada um tem um opinião, pois sempre vamos ter estudos falando bem e estudos falando mal de um alimento! Então cada um escolhe a informação que mais faz sentido dentro da sua cabeça 😉

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja também:

2 Comentários em “Tipos de Açúcar”

  1. Lya June 8, 2017 at 12:27 am #

    Só queria dizer que o conteúdo que você publica, aqui e no youtube, nas redes sociais como um todo, é maravilhoso!!! Te encontrei pelo youtube e fiquei hipnotizada pelos vídeos, e querendo ver se aquilo era mesmo possível de ser prático e saboroso, como parecia. E num é que tudo funciona mesmo? Telespectadora assídua de suas postagens, hoje percebo minha relação com a comida e o prazer de cozinhar estão diferentes. E o melhor de tudo é que a maioria das coisas que você publica não são muito caras e nem difíceis de encontrar. Aprendo tanto e me sinto tão estimulada a experimentar coisas novas, que preciso te dizer: gratidão pela sua dedicação e trabalho.

  2. Verônica Laino June 8, 2017 at 1:00 pm #

    Olá Lya!
    Que bom que tem gostado do conteúdo!
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário