Pão Alemão 100% Integral

3 Jun

O pão Alemão é bem diferente do pão de forma tradicional, ele tem uma textura densa, cor escura e sabor marcante. Por conta da textura as fatias são sempre bem fininhas, para que desta forma ele não fique “maçudo”

Pão Alemão

Tempo de Preparo: 2 horas | Rendimento: 22 fatias

Ingredientes:

350ml de água morna

1 colher de sobremesa de açúcar demerara

1 colher de sopa de farinha de centeio integral

1 sachê (10g) de fermento biológico seco

4 xícaras de farinha de centeio integral

1 forma para bolo inglês (o tamanho da minha forma é 25X13X8 eu não untei pois ela é de silicone, se a sua não for de silicone é necessário untar com azeite ou manteiga ou ghee ou óleo de coco)

Modo de Preparo:

1 – Em uma tigela, acrescente a água e o açúcar, misture até dissolver. Adicione uma colher de sopa de farinha de centeio integral e misture novamente. Coloque o fermento seco e misture lentamente. Cubra a tigela e deixe descansar por 10 minutos (eu coloco dentro do micro-ondas com ele desligado).

2 – Depois de 10 minutos, pegue uma tigela grande, coloque as 4 xícaras de farinha de centeio integral e o sal, misture bem. Acrescente o fermento que ficou descansando e misture até que a água seja absorvida pela farinha. Transfira esta massa para uma bancada limpa e sove com as mãos por 10 minutos, para que fique uma massa bem uniforme. 

3 – Faça um rolinho com a massa do tamanho da forma, coloque a massa dentro e com a mão aperte a massa para nivelar bem. Cubra a forma e deixe descansar por 1 hora para que massa dobre de volume (eu coloco dentro do micro-ondas com ele desligado).

4 – Leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por 40 minutos.

5 – Retire do forno e corte em 22 fatias bem fininhas.

Validade: 4 dias fora da geladeira, 10 dias na geladeira ou 90 dias no congelador. Para descongelar basta colocar na torradeira ou no forninho.

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário