Sopa de Feijão Branco com Lombo

6 Jul

Normalmente estamos acostumados a ver sopa de feijão branco sempre com embutidos como linguiça e bacon, mas infelizmente estes alimentos não são recomendados para nossa saúde! Por isso, hoje vou ensinar uma versão saudável desta delícia!

Sopa de Feijão Branco com Lombo

Tempo de Preparo: 30 minutos + molho do feijão | Rendimento: 6 porções

Medida Caseira Utilizada: 1 xícara = 240ml | 1 colher de sobremesa = 5ml | 1 colher de chá = 2,5ml | 1 colher de café = 1,25ml

Ingredientes: 

500g de feijão branco

Sumo de meio limão ou 1/4 xícara de soro do leite

1 dente de alho

1 cebola

300g de lombo

1 lata de tomate orgânico picado ou 3 tomates picados

2 colheres de chá de sal

2 colheres de café de páprica doce

3 xícaras de espinafre ou a folha da sua preferência

2 folhas de louro

1 colher de sobremesa de azeite

Modo de Preparo:

1 – Pegue uma panela, coloque 8 xícaras de água e assim que levantar fervura adicione o feijão e deixe cozinhar por 2 minutos. Desligue o fogo, adicione o sumo de limão e deixe de molho por 8 a 36 horas (quanto mais tempo de molho, melhor será a digestão do feijão e menos gases ao consumir ele causará! É normal que no final do molho apareça uma espuma com cheiro ruim! Não se assuste, esta água será descartada!)

2 – Descarte a água que o feijão ficou de molho, lave o grão em água corrente.

3 – Na panela de pressão, acrescente o feijão, 4 xícaras de água, tampe de assim que pegar pressão cozinhe por 10 minutos.

4 – Pegue um dente de alho, descasque e pique.

5 – Pegue uma cebola, descasque e pique.

6 – Corte o lombo em cubos.

7 – Em uma panela, acrescente um fio de azeite e a cebola picada. Deixe cozinhar por 3 minutos. Então acrescente o lombo e o alho. Deixe cozinhar por 5 minutos.

8 – Adicione 1 colher de chá de sal, uma colher de café de páprica e a lata de tomate. Misture bem e assim que levantar fervura adicione o feijão que cozinhou 10 minutos na pressão. 

9 – Misture bem, adicione 1 colher de chá de sal e uma colher de café de páprica, deixe cozinhar por 10 minutos.

10 – Sua sopa está pronta. Para servir, pegue uma tigela, coloque 1/2 xícara de espinafre, um fio de azeite, uma pitada de sal e despeje a sopa bem quente por cima, sirva em seguida!

Validade: 3 dias na geladeira ou 60 dias no freezer (se for congelar a dica é cozinhar apenas por 5 minutos no passo 9, ao invés de 10 minutos como sugerido, assim ao descongelar seu feijão não ficará mole).

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário