Tipos de Sal

7 Jul

Tenho recebido muitas perguntas de qual é o melhor sal, qual eu consumo e qual deve ser evitado. Então hoje vou falar um pouco da diferença entre os tipos de sal e quais tem na minha cozinha e porque!

Antes de descrever os tipos de sal devemos ter bem claro que: tanto faz qual tipo de sal você usa! Sim alguns tem mais nutrientes que outros, mas pessoas vamos parar para pensar? Se a gente só pode consumir 5g de sal por dia concorda que a quantidade de nutrientes que você vai ingerir vai ser irrisória? Vamos focar nos nutrientes dos legumes, verduras e frutas que vamos ganhar muito mais!! Então escolha seu sal pelo sabor!

Mas para matar a curiosidade de vocês e se você realmente faz questão de que menos de 1% da sua absorção de nutrientes venha do sal aqui vai a informação de cada tipo de sal (vou listar somente os mais comuns, os exóticos eu deixo para outro post):

Sal Iodado Refinado (este é o sal que utilizo na maioria das minhas receitas): Esse sal passa por um processo industrial de refinamento para retirar as impurezas, sim e com isso os nutrientes vão embora também! São adicionados aditivos químicos para deixa-lo branquinho e para não ficar úmido.

 

Sal Light: Esse possui menos sódio que o sal iodado refinado, porém cerca de 50 a 70% é substituído por cloreto de potássio, e a ingestão de potássio pode ficar acima do recomendado! Então o seu consumo deve ser orientado pela sua nutricionista! Não teve recomendação da sua nutri? Então não consuma!

Sal Marinho: Esse sal não passa pelo refinamento como o sal comum. A desvantagem é que ele não é tão fácil de encontrar e é um pouco mais caro.

Sal Rosa: (eu uso este sal em saladas e para finalizar os pratos, eu acho o sabor diferente e é este o motivo que uso!) Pode ser chamado também de sal do Himalaia. Sim! Ele contém vários nutrientes e não passa pelo processo industrial de refinamento. 

Então é isto que tenho para falar sobre o sal! E você qual usa na sua cozinha?

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja também:

2 Comentários em “Tipos de Sal”

  1. Sueli July 18, 2017 at 7:05 pm #

    Verônica, estou te seguindo e adorando.
    Vi uma reportagem sobre o sal do himalaia que diz que ele vem de um dos piores países do mundo e que não contem todos os nutrientes que dizem ter. E como aqui no Brasil “barateou” muito, não sei em quem acreditar. Pode dizer algo a respeito?
    Obrigada!
    Grande beijo!

  2. Verônica Laino July 18, 2017 at 7:12 pm #

    Olá Sueli,
    Compre sempre de uma marca que você confie! Evite comprar na versão à granel, assim não corre o risco de comprar um sal adulterado.
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário