Adoçante Artificial – Vale a pena consumir?

16 Aug

Muitas pessoas pensam que para reduzir peso é preciso reduzir calorias, mas será que toda redução calórica é realmente benéfica para nosso corpo?

Será que trocar seu refrigerante normal por um refrigerante diet/ligh/zero resolve o problema? Ou será que para cortar o açúcar é necessário não consumir o refrigerante?

Infelizmente o uso de adoçantes artificiais (sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, sucralose, acesulfame K) estão sendo associados ao ganho de peso, quando consumido diariamente em um planejamento alimentar focado para redução de peso, isso segundo a um estudo publicado no periódico Canadian Medical Association Journal.

No Canadá a University of Manitoba fez um estudo com 1003 pessoas durante seis meses! Sabe qual foi a conclusão deles? Que o grupo que trocou o açúcar por adoçante artifical não teve um controle de peso maior que o grupo que manteve o açúcar!

Os estudos param por aí? Não! Em alguns estudos observacionais mais longos sugerem uma ligação entre IMC (índice de massa corporal) com o uso de adoçantes artificiais. E não só isso! Um aumento também de desenvolver diabetes, doença cardíaca e hipertensão!!

Então se você quer reduzir peso e ser saudável a troca do açúcar por adoçante artificial não é a saída! O que devemos fazer é reduzir o consumo de açúcar no dia a dia! Para não sofrer muito faça esta redução de forma gradual! Por exemplo, se você adiciona 5 colheres de chá para adoçar seu suco de limão, comece a utilizar somente 4, vai reduzindo esta quantidade a cada 15 dias, até que você consiga beber o suco de limão sem açúcar e apreciar o gostinho azedo natural da fruta!

Quer se aprofundar mais neste assunto? Leia o estudo que citei neste post: Azad MB, Abou-Setta AM, Chauhan BF, Rabbani R, Lys J, Copstein L, et al. Nonnutritive sweeteners and cardiometabolic health: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials and prospective cohort studies. CMAJ. 2017; 189(28): E929–E939.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

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