Bolinho Assado de Feijão com Couve

24 Aug

Que tal um bolinho de feijão com couve para servir de aperitivo? Ele é assado e super fácil de fazer 🙂

Bolinho Assado de Feijão com Couve

Tempo de Preparo: 30 minutos | Rendimento: 28 bolinhos

Medida Caseira Utilizada: 1 xícara = 240ml | 1/2 xícara = 120ml | 1 colher de chá = 2,5ml 

Ingredientes:

3 folhas de couve

2 tomates

1 cebola

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta calabresa (opcional)

1 xícara de salsinha (ou a erva da sua preferência)

2 xícaras de grão de feijão preto cozido – ele pode estar temperado – não vamos utilizar o caldo do cozimento na receita (esta receita pode ser feita com qualquer tipo de feijão, inclusive com grão de bico e lentilha).

1 colher de chá de azeite

1/2 xícara de farelo de aveia (ou farinha de linhaça)

Modo de Preparo:

1 – Higienize a couve, o tomate e a salsinha.

2 – Retire e descarte o talo central da couve (pode fazer com o talo se quiser, porém a receita fica amarga), enrole as folhas formando um charuto e então fatie bem fininho.

3 – Pique a cebola e a salsinha.

4 – Corte os tomates em 4 partes, retire e descarte o caroço, então pique.

5 – Em uma panela, coloque o azeite e a cebola, deixe refogar por 2 minutos. Acrescente a couve e refogue por 1 minuto. Adicione o tomate, o sal e a pimenta, cozinhe por mais 1 minuto.

6 – Em uma tigela, coloque a salsinha e o feijão, com um amassador de batata ou um garfo amasse bem até ficar na consistência de um purê. Acrescente a couve refogada e misture bem.

7 – Pegue duas colheres de sopa da massa e modele em formato de bolinha (não dá para enrolar como brigadeiro, você tem que ir apertando a massa e moldando).

8 – Passe as bolinhas pelo farelo de aveia (se você quiser que o seu bolinho fique crocante por fora, bata 2 ovos, passe o bolinho no ovo e depois no farelo de aveia).

9 – Coloque os bolinhos em uma forma untada (eu utilizei um papel manteiga) e leve para assar em forno pré-aquecido a 180C por 20 minutos.

VALIDADE: 4 dias na geladeira. Para congelar, reduza o tempo de cozimento do passo 9 para 10 minutos, então coloque as bolinhas em uma forma e leve para o freezer, 12 horas depois, você pode transferir as bolinhas para um saquinho e congelar por até 2 meses. Para consumir basta tirar do freezer e congelado mesmo leve os bolinhos para assar em forno pré-aquecido a 180C por 10 a 15 minutos.

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

Um Comentário em “Bolinho Assado de Feijão com Couve”

  1. MARtinha August 24, 2017 at 4:32 pm #

    Obrigada. Coloquei o endereço do blog nos favoritos. Desta forma, quando vir os vídeos no YouTube, posso saber por qual alimento substituir.

Deixe seu Comentário