“Danoninho” de Inhame

14 Sep

Uma dos pedidos que mais recebo de quem tem intolerância a lactose ou alergia a proteína do leite é de iogurte! Agora vamos falar? Nada terá o mesmo sabor original do iogurte, mas podemos mimetizar a consistência 😉 Esta receita mimetiza a consistência de um danoninho, mas se quiser algo mais ralo para ficar mais parecido com um iogurte é só reduzir a quantidade de inhame!

“Danoninho” de Inhame

Tempo de Preparo: 20 minutos | Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

4 inhames (~500g)

500g de morango (mas esta receita também dá certo com manga, abacaxi, kiwi, caju, pera, maçã, mamão e figo)

1 colher de sopa de açúcar demerara (eu não adicionei na minha receita pois não senti necessidade pois meu morango estava super doce)

Modo de Preparo:

1 – Higienize o inhame, descasque e pique em pedaços pequenos.

2 – Coloque o inhame picado na panela de pressão, cubra com água, tampe a panela e assim que pegar pressão, cozinhe por 10 minutos. (se não tiver pressão cozinhe na panela comum por aproximadamente 25-30 minutos).

3 – Depois de cozinhar o inhame, escorra e descarte a água, transfira para um prato e amasse com um garfo até virar um purê.

4 – Higienize os morangos, retire a folhinha e descarte. Corte os morangos ao meio.

5 – No liquidificador (se você tiver um mixer ou um processador o processo será muito mais rápido! eu recomendo!) coloque os morangos e vá apertando o pulsar até que o morango fique em uma consistência mais cremosa, então bata por 1 minuto.

6 – Com o liquidificador ligado, vá acrescentando aos poucos o inhame amassado. O meu liquidificador tem 800W de potência, de o seu liquidificador tiver menos potência, eu recomendo acrescentar um pouco de água para conseguir bater.

7 – Agora é só transferir este creme para potinhos, cobrir e levar a geladeira por pelo menos 2 horas.

VALIDADE: 4 dias na geladeira ou 60 dias no freezer (para descongelar basta deixar na porta da geladeira por 12 horas)

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

11 Comentários em ““Danoninho” de Inhame”

  1. Clarissa Feldhaus Lehm September 14, 2017 at 2:10 pm #

    Olá Verônica!
    Sou a Clarissa de Joinville/SC.
    Gosto muito dos seus vídeos, você faz ficar de um jeito muito prático, sem aquela enrolaceira toda que a gente vê em alguns vídeos.
    Gostaria de ver algum vídeo seu com opções de chocolates caseiros na versão fit. De preferência com 70% de cacau pra cima. Não precisa ser necessariamente com manteiga de cacau, pois nem sempre a gente acha pra comprar. Sei que um substituto pode ser o óleo de coco. Será que com a manteiga ghee também daria pra usar? Se você pudesse dar umas dicas sobre isso seria muito legal.
    Obrigada!

  2. Verônica Laino September 15, 2017 at 8:12 pm #

    Olá Clarissa,
    Este chocolate aqui fica bem gostoso: http://blog.veronicalaino.com.br/2017/04/29/chocolate-caseiro-low-carb/
    Um abraço,
    Verônica Laino

  3. Ilka Maria de Oliveira Santi September 18, 2017 at 3:56 pm #

    Olá, Verônica!
    Receita 10. Para facilitar o processo (pois aqui em casa, tudo tem de ser muito prático), lavei bem os inhames com escovinha. Coloquei com casca e tudo na panela de pressão. Depois de uns 20 minutos sob pressão, desliguei, retirei e já estavam moles. A casca começa a se desfazer, fica fácil de tirar. Tirei direto colocando no liquidificador. Adicionei a fruta picada e bati com o inhame ainda quente (e um pouquinho de açúcar, pois não sou de ferro). Isso me otimizou bem o processo e ficou uma delícia. Fica a sugestão.

  4. Silvéria October 17, 2017 at 5:05 pm #

    Oi Verônica!! Meninaaaa eu amo por demais suas receitas! Indico para todo mundo que pergunta sobre minha alimentação, pois minha reeducação alimentar foi com receitas suas….rsrs! Deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA!

    Agora minha dúvida..rs Posso por mel no lugar do demerara? Qual a quantidade? Depois de congelada, qdo começar a descongelar, posso tomar igual sorvete?? rsrs Pq o calor aqui está demais..rsrs
    E qual a quantidade que podemos consumir diariamente?

    Bjs

  5. Verônica Laino October 17, 2017 at 5:39 pm #

    Olá Silvéria!
    Fico feliz por te ajudar!!
    Pode usar o mel no lugar do açúcar demerara sim! Utilize a mesma quantidade.
    É uma boa tomar como sorvete! Coloque em potinhos de plástico e espeta um palito no meio, assim é só tirar do freezer e rasgar o copinho.
    A quantidade varia muito do metabolismo de cada um, então a porção seria 1 a 3 unidades…

  6. Marisa Oliveira April 6, 2018 at 4:15 pm #

    Olá Verônica, adoro as suas receitas.Vou fazer essa do Danoninho de inhame mas queria saber uma coisa: quantas calorias tem?

  7. Verônica Laino April 7, 2018 at 11:49 am #

    Olá Marisa,
    Para fazer o calculo calórico basta pesar os ingredientes antes de preparar a receita e calcular usando a tabela TACO da UNICAMP, fazendo um regra de três.
    Um abraço,
    Verônica Laino

  8. Jamilie August 13, 2018 at 10:14 am #

    Ola! Será que dá pra fazer com morangos congelados?

  9. Verônica Laino August 13, 2018 at 10:44 am #

    Olá Jamilie,
    Dá para fazer sim!
    Um abraço,
    Verônica Laino

  10. Ana Paula April 19, 2019 at 9:22 pm #

    Queria saber essa receita tem como fazer mole pra tomar na mamadeira? Minha filha nao gosta desse de colher. Eu vi em outro local uma receita que fica mole mas fica com gosto de coalhada aí ela dedetestou. Não foi aqui

  11. Verônica Laino April 23, 2019 at 5:51 pm #

    Olá Ana!
    Acredito que se colocar mais água ele fique mais fluído. Agora gosto de coalhada acho difícil já que a receita não vai leite de vaca.
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário