Marmita #12 – Arroz com Feijão

28 Sep

Depois de receber muuuuuuuuitos pedidos para fazer uma marmita com arroz e feijão, aqui está! Agora não pode reclamar que vai ficar com fome porque não tem arroz e feijão, viu? Você pode levar de almoço ou comer na hora do jantar!

Gostou da idéia de agilizar a comida para a semana? Clique AQUI e confira mais 11 receitas de marmitas!

Marmita #12 – Arroz com Feijão

Tempo de Preparo: 45 minutos + 8 a 36 horas de molho (feijão) | Rendimento: 4 marmitas

Ingredientes:

1 xícara de feijão (eu usei o carioca) Esta medida é antes de deixar de molho! – Para esta receita você vai utilizar o feijão que já ficou de molho, clique AQUI e confira como fazer o passo a passo.

1/2 xícara de arroz integral

2 dentes de alho

3 colheres de chá de sal (+ 4 pitadas)

1/2 alho poró

2 cenouras

2 chuchus

2 peitos de frango

Pimenta do reino a gosto

2 pitadas de ervas finas (opcional)

2 pitadas de orégano (opcional)

2 folhas de louro

1 colher de sobremesa de azeite

Modo de Preparo:

1 – Na panela de pressão coloque o feijão que ficou de molho, 2 folhas de louro e 3 xícaras de água. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 15 minutos. 

2 – Enquanto o feijão cozinha, descasque a cenoura e corte em palitinho. Descasque um dente de alho.

3 – Em uma panela pequena, coloque o arroz e deixe ele tostar por 2 minutos (esta etapa é importante para quebrar a película protetora do arroz, assim ele cozinha mais rápido) mexendo na metade do tempo, então acrescente 1 colher de chá de sal e o alho, misture bem. Com cuidado, coloque os palitos de cenoura por cima do arroz. Cozinhe em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por 20 minutos ou até que seque toda a água. Quando terminar o cozimento, separe os palitos de cenoura do arroz com ajuda de um garfo e reserve.

4 – Enquanto o arroz cozinha, pegue os chuchus, descasque, retire o miolo e corte em cubinhos. Pegue o alho poró lave bem em água corrente para retirar toda a terra e fatie bem fininho. Pegue o frango e corte em fatias grossas.

5 – Em uma panela média, coloque 1/2 colher de sobremesa de azeite e o alho poró. Deixe cozinhar por 1 minuto. Acrescente o frango, 1 colher de chá de sal e pimenta do reino a gosto, misture bem e deixe refogar por 3 minutos, mexendo na metade do tempo. Adicione o chuchu em cubos, 1/2 xícara de água, misture bem. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Destampe a panela e deixe o restante da água secar. Separe os pedaços de frango e reserve.

6 – Neste momento o feijão já terminou de cozinhar e a pressão já deve ter saído toda. Abra a panela e reserve duas conchas apenas do grão. Pegue um dente de alho, descasque e pique.

7 – Em uma panela grande, coloque 1/2 colher de sobremesa de azeite e o alho picado, deixe fritar por 2 minutos. Acrescente o grão de feijão reservado e esmague os grãos com a colher para ele pegar bem o sabor do alho, despeje o restante do feijão com o caldo, misture bem e deixe ferver por 10 minutos.

8 – Espere os alimentos esfriarem antes de montar as marmitas.

9 – Hora de montar a marmita! Na primeira e segunda marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 1/2 da cenoura + 1/4 arroz + 1/4 feijão + 1/4 frango. Na terceira e quarta marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 1/2 da chuchu + 1/4 arroz + 1/4 feijão + 1/4 frango.

Validade: 4 dias na geladeira. O congelamento altera a textura dos vegetais, se você não se importar, pode congelar por até 2 meses.

Como consumir: Você pode consumir gelado acompanhado de uma salada de folhas ou se preferir quente. Para aquecer você pode utilizar o micro-ondas (neste caso sempre utilize pote de vidro ou porcelana para aquecer, nunca de plástico), o ideal é aquecer na potência a 50% por 30 a 90 segundos; ou no forninho elétrico (neste caso prefira esquentar em um pirex de vidro) que demora em torno de 5 a 10 minutos.

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

9 Comentários em “Marmita #12 – Arroz com Feijão”

  1. Luiza September 29, 2017 at 12:15 pm #

    Pode ser feito com qualquer feijão?

  2. Verônica Laino September 29, 2017 at 3:18 pm #

    Olá Luiza,
    Pode fazer com qualquer feijão, basta ajustar o tempo de acordo com o tamanho do grão 😉
    Um abraço,
    Verônica Laino

  3. Angela September 30, 2017 at 10:48 am #

    Maravilhosas suas receitas de marmitas

  4. elisa da silva prado October 4, 2017 at 11:17 pm #

    Oi, Só pra dizer que acabei de descobri você pelo face e acho que sua maneira de ensinar as receitas é perfeita. Você é rápida, clara e simples, outra coisa importante, a gente sente empatia com a sua voz, é bem gostoso de ouvir e muito didática. Parabéns!

  5. Verônica Laino October 5, 2017 at 9:19 am #

    Olá Elisa,
    Obrigada pelo carinho!!!
    Um abraço,
    Verônica Laino

  6. Juvia October 11, 2017 at 9:49 pm #

    Quantas calorias cada porção tem, mais ou menos? Obrigada pelas receitas incríveis

  7. Verônica Laino October 12, 2017 at 2:29 am #

    Olá Juvia,
    Para fazer o cálculo calórico eu recomendo a tabela TACO da UNICAMP. Ou se preferir, eu faço este tipo de consultoria! É só enviar um email para contato@veronicalaino.com.br solicitando o orçamento.
    Um abraço,
    Verônica Laino

  8. raquel resende November 2, 2017 at 6:43 pm #

    Esta série ¨marmitas” é maravilhosa! Parabéns!

  9. Verônica Laino November 3, 2017 at 2:07 pm #

    Olá Raquel!
    Que bom que tem gostado! Todo mês entra uma receita nova para vocês!
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário