Shimeji com Alho Poró

3 Oct

O shimeji é da família do cogumelo e você encontra ele na coloração cinza escura ou branca, eu particularmente prefiro a branca por ter um sabor mais suave. Você pode consumir o shimeji no lugar da proteína animal e fazer uma refeição para a #segundasemcarne ou servir como acompanhamento. A receita original que comemos nos restaurantes japoneses vai uma quantidade absurda de manteiga, shoyu e açúcar! Aqui eu utilizei o alho poró para dar sabor e não precisar utilizar o shoyu em excesso!

Shimeji com Alho Poró

Tempo de preparo: 15 minutos | Rendimento: 1 porção (se servir como a proteína) ou 2 porções (se servir como acompanhamento)

Medida Caseira Utilizada: 1 colher de sopa = 15ml

Ingredientes:

200g shimeji (ou o cogumelo da sua preferência)

1/2 alho poró

1 colher de sopa de manteiga (eu utilizei a manteiga de búfala)

1 colher de sopa de shoyu – sem glutamato monossódico e sem corante (procure pelo shoyu de fermentação natural, também conhecido como shoyu macro)

1 colher de sopa de água

Modo de Preparo:

1 – Pegue o shimeji, separe com as mãos em ramos menores e lave em água corrente até sair toda a terra (eu coloco em uma peneira para lavar todos de uma só vez)

2 – Lave folha por folha do alho poró e então fatie bem fininho.

3 – Na frigideira coloque a manteiga e o alho poró e deixe refogar por 1 minuto. Acrescente o shimeji, o shoyu e a água. Deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo ocasionalmente, para que o shimeji não grude no fundo da frigideira.

4 – Sirva ainda quente! Bom apetite!

VALIDADE: 3 dias na geladeira, ele não congela muito bem, ficando com uma consistência bem esponjosa ao descongelar.

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

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