Marmita #13 Low Carb e Vegana

26 Oct

Desta vez fiz uma marmita low carb e vegana! Se você não é vegano ou vegetariano você pode substituir o tofú pela proteína animal da sua preferência e manter os mesmos legumes 😉

Gostou da idéia de agilizar a comida para a semana? Clique AQUI e confira mais 12 receitas de marmitas!

Marmita #13 – Low Carb & Vegana

Tempo de Preparo: 45 minutos | Rendimento: 4 marmitas

Ingredientes:

450g tofu (preferencialmente orgânico)

1/2 alho poró

2 dentes de alho

5 folhas de couve

1/2 cabeça de brócolis

3 colheres de chá de azeite

3 colheres de chá de sal

1 colher de café de açafrão da terra (cúrcuma)

1 colher de café de mostarda em pó (opcional)

1 colher de café de ervas finas (opcional)

1 colher de café de endro (opcional)

1 cebola

20 tomatinhos ou 4 tomates

1 pimentão (pode ser o verde, vermelho ou amarelo)

Modo de Preparo:

1 – Pegue o tofu, corte em 4 partes, coloque alguns pratos em cima para fazer peso e deixe descansar por 10 minutos para que drene bem o soro. Depois de 10 minutos descarte o soro.

2 – Enquanto o tofu drena, pegue o alho, descasque e pique. Higienize a couve, retire o talo central (ele deixa a couve bem amarga, se não se importar não precisa tirar), enrole bem as folhas e fatie. Higienize o brócolis e corte em pedaços pequenos.

3 – Em uma panela, coloque 1 colher de chá de azeite, o alho e deixe cozinhar por 2 minutos. Separe metade deste alho e reserve. Coloque o brócolis, misture bem, acrescente 1/3 xícara de água, tampe a panela e deixe cozinhar por 6 minutos.

4 – Enquanto o brócolis cozinha, descasque e pique a cebola. Higienize ao pimentão, corte no meio, tire e descarte as sementes, corte em fatias. Higienize os tomates e corte ao meio (se o tomate não for orgânico, descarte as sementes).

5 – Depois de 6 minutos, abra a panela, afaste o brócolis para que ocupe apenas metade da panela, na outra metade, coloque o alho reservado e a couve, tampe e deixe cozinhar por 4 minutos. Abra a panela, coloque uma colher de chá de sal, misture bem e deixe cozinhar por mais 2 minutos.

6 – Em uma panela, coloque uma colher de chá de azeite e a cebola e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o pimentão em uma metade e o tomate em outra metade, coloque 1 colher de chá de sal, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo na metade do processo.

7 – Enquanto o tomate com o pimentão cozinha, pegue o alho poró, lave folha por folha, e fatie. Pegue o tofu e esprema com as mãos para sair o restante do soro.

8 – Em uma panela, coloque uma colher de chá de azeite e o alho poró, deixe cozinhar por 3 minutos. Pegue o tofu e esfarele com as mãos. Coloque o tofu na panela com o alho poró e no fogo alto, mexendo sempre, cozinhe por 5 minutos para secar bem o tofu (este cozimento é bem importante para que o tofu dure na geladeira sem estragar, se ele ainda estiver úmido, ele vai durar apenas 2 dias na geladeira, então deixe secar bem!).

8 – Espere os alimentos esfriarem antes de montar as marmitas.

9 – Hora de montar a marmita! Na primeira marmita coloque 1/4 do tofu e a mostarda em pó + 1/2 brócolis + 1/2 tomate. Na segunda marmita coloque o restante do brócolis + 1/2 pimentão + 1/4 do tofu e as ervas em cima do tofu. Na terceira marmita coloque 1/4 do tofu e o endro por cima + o restante do tomate + 1/2 da couve. Na ultima marmita coloque o restante do tofu + o restante da couve + o restante do pimentão.

Validade: 4 dias na geladeira. O congelamento altera a textura dos vegetais, se você não se importar, pode congelar por até 2 meses, porém congele o tofu separadamente pois ele solta bastante água ao descongelar.

Como consumir: Você pode consumir gelado acompanhado de uma salada de folhas ou se preferir quente. Para aquecer você pode utilizar o micro-ondas (neste caso sempre utilize pote de vidro ou porcelana para aquecer, nunca de plástico), o ideal é aquecer na potência a 50% por 30 a 90 segundos; ou no forninho elétrico (neste caso prefira esquentar em um pirex de vidro) que demora em torno de 5 a 10 minutos.

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário