Ketchup Nutritivo

28 Oct

Quando eu pergunto para as pessoas do que é feito o ketchup todos me respondem que é feito de tomate! Sim realmente tem tomate, mas também é feito com muito açúcar, glicose, xarope de milho, adoçante artificial (no caso das versões zero), amido modificado, glutamato monossódico, conservante, acidulante… e por aí vai! Então se você ama ketchup, porém quer ser saudável, faça o seu próprio ketchup em casa!

Nesta receita eu utilizei a cebola roxa por ser mais adocicada e ter um sabor mais suave. A beterraba ajuda a adoçar e dar a cor ao ketchup e a cenoura retira a acidez do tomate e também ajuda a adoçar. Quando for escolher a cenoura o ideal é o que centro esteja bem laranja, se estiver verde, escolha outra cenoura. Outro detalhe importante é não utilizar a semente do tomate, além dela ter alta concentração de agrotóxico (no caso de tomates não orgânicos) ela torna o ketchup extremamente ácido! 

Ketchup Nutritivo – Sem açúcar/adoçante

Tempo de preparo: 60 minutos | Rendimento: 800g

Medida Caseira Utilizada: 1 colher de sobremesa = 5ml

Ingredientes:

2kg de tomate

1 beterraba

1 cenoura

1 cebola roxa

3 dentes de alho

1 colher de sobremesa de sal

Paciência (sim porque é processo demorado, mas rende bastante!)

Modo de Preparo:

1 – Descasque os dentes de alho. Descasque a cebola e corte em 8 partes.

2 – Higienize a cenoura, a beterraba e os tomates. Descasque a cenoura e a beterraba. Corte a cenoura em rodelas grossas e a beterraba em 8 partes.

3 – Corte cada tomate em 4 partes. Com uma faca retire o talo central (aquela parte onde é marrom escuro com a base verde, por onde o tomate fica preso no pé). Pegue um potinho, em cima do pote, peque o tomate e com os dedos retire a semente de todos eles.

4 – No copo do liquidificador (ou do processador) coloque uma peneira e transfira todas as sementes do tomate, coe bem até sair todo o líquido (o meu extraiu 200ml de suco de tomate). Agora acrescente a cenoura, a beterraba, a cebola e o alho. Deixe bater por 4 minutos para quebrar bem as fibras e desta forma o seu ketchup ficar bem lisinho! Transfira este creme para uma panela bem grande.

5 – Agora coloque os tomates no liquidificador e deixe bater por 2 minutos (eu tive que fazer em duas etapas pois meu liquidificador não é muito grande). Transfira o suco de tomate para a panela.

6 – Adicione o sal e misture bem. Cozinhe em fogo alto por 40 minutos, mexendo a cada 10 minutos. O tempo de cozimento varia muito do tipo de fogão e do tipo de panela, o ideal é que ele reduza até a consistência de um ketchup.

7 – Esta parte é opcional, eu não fiz, mas se você quiser uma consistência bem lisinha para parecer bem com o ketchup industrializado, coloque todo o conteúdo da panela no liquidificador e bata até ficar bem lisinho. Devolva para a panela e cozinhe por mais 5 minutos.

8 – Transfira para potes de vidro e armazene na geladeira. Como ele rende bastante, uma dica é colocar em forminhas e de gelo e congelar, assim quando quiser consumir o ketchup basta descongelar um ou dois cubinhos.

VALIDADE: 10 dias na geladeira ou 6 meses no freezer

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Veja também:

Um Comentário em “Ketchup Nutritivo”

  1. Simone November 7, 2017 at 11:09 pm #

    Que Linda! Atendeu ao meu pedido!Vou fazer e mostro o resultado! Obrigada!

Deixe seu Comentário