Carne ao Vinho Tinto (Músculo na Panela de Pressão)

9 Dec

Muita gente não gosta de comer peru na ceia (ou às vezes o orçamento tá meio apertado e não vai rolar um peru) então a gente faz outra coisa que fique tão delícia quanto! Esta carne fica desmanchando e o sabor do vinho fica uma delícia! Para esta receita eu fui no supermercado e comprei a garrafa de vinho tinto seco mais barata que tinha! Então não precisa gastar um vinho bom para fazer esta receita 😉

Quer outras receitas para sua ceia de natal? Clique AQUI e confira: Categoria Natal e Festas

Carne ao Vinho Tinto (Músculo na Panela de Pressão)

Tempo de Preparo: 65 minutos | Rendimento: 4 porções

Medida Caseira Utilizada: 1 xícara = 240ml | 1 colher de sobremesa = 5ml 

Ingredientes:

600g de músculo cortado em cubos grandes (mas pode ser qualquer tipo de carne bovina, comprei músculo pois era a mais barata)

1 colher de sobremesa de azeite

1 colher de sobremesa de sal

Pimenta do reino à gosto

3 cebolas

3 dentes de alho

1 colher de sopa de açúcar (eu utilizei o demerara) – este item é opcional

3 xícaras de vinho tinto seco (não pode ser demi-sec nem suave) – se quiser um sabor mais suave utilize 1 1/5 xícara de vinho tinto e 1 1/2 xícara de água. Pode fazer esta receita só com água… mas aí ela não vai ter nada de especial!

2 cenouras (ou substitua por 2 beterrabas)

Modo de Preparo:

1 – Descasque a cebola e pique. Descasque o alho e pique.

2 – Na panela de pressão, coloque 1/2 do azeite, a carne, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por 4 minutos, virando a carne na metade do tempo.

3 – Retire a carne da panela e reserve. Acrescente o restante do azeite, a cebola e o açúcar, misture bem e deixe cozinhar por 6 minutos, mexendo na metade do tempo.

4 – Devolva a carne para a panela, cubra com o vinho, tampe a panela e cozinhe na pressão por 30 minutos. DICA: eu deixo sempre o fogo no máximo até pegar pressão, assim que pega pressão eu reduzo o fogo e então conto os 30 minutos. DICA 2: se você não tiver panela de pressão basta cozinhar na panela comum por 90 minutos.

5 – Enquanto a carne cozinha, pegue a cenoura, descasque, corte no meio, cada metade fatie e então corte as fatias ao meio, assim terá palitinhos de cenoura.

6 – Depois de 30 minutos, retire a pressão da panela (caso a sua panela não tenha uma válvula própria para retirar a pressão, espere a pressão sair naturalmente), abra a panela com cuidado.

7 – Coloque a cenoura e deixe cozinhar por 20 minutos para que a cenoura fique macia e o molho engrosse um pouco.

8 – Para montar eu sugiro colocar o molho, cobrir com a cenoura e por fim coloque os pedaços de carne por cima.

VALIDADE: 4 dias na geladeira ou 60 dias no freezer (se for fazer para congelar o ideal é reduzir o tempo de cozimento do passo 7 para 10 minutos, assim ele descongela com uma textura parecida com a da carne feita na hora)

Não se esqueça de tirar foto da receita e me enviar para que eu possa colocar sua foto na categoria “Fiz e Aprovei”! Você pode me enviar por:

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Quer ver alguma receita diferente por aqui? Pode pedir que vou ter um prazer enorme em fazê-la para você!

Trackbacks and Pingbacks

  1. Desafio de Emagrecimento 2018 – SEMANA 3 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 21, 2018

    […] e Sobrecoxa Assada, Lombo com Laranja, Carne ao Vinho, Purê de Abóbora, Macarrão de uma panela só, Ovos no purgatório, Charuto de Repolho com […]

Deixe seu Comentário