Dúvidas – Semana 2 – Desafio de Emagrecimento de 2018

16 Jan

Tenho recebido muitas perguntas sobre o desafio da segunda semana, pois muitos não estão sabendo ao certo o que vale e o que não vale, para o desafio. Amanhã volto com outras dúvidas que recebi!

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Eu janto lanche, cuscuz, tapioca, banana cozida, não tenho hábito de comer salada, e agora, como adapto o desafio?

A idéia deste desafio é pra gente realmente se desafiar, sair da zona de conforto e mudar os hábitos. O fato de ser um costume não comer salada à noite, não torna este costume saudável! Então a idéia é: consuma metade do prato de salada antes de lanchar ou coloca a salada no meio do lanche, o que não vale é dar um monte de desculpa e nem tentar mudar seu hábito errado 😉

Não gosto de legumes e verduras, posso trocar por qual alimento?

Legumes e verduras são a nossa maior fonte de nutrientes com a vantagem de possuírem poucas calorias. Os nutrientes são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso organismo, eles ajudam na produção hormonal, queima de gordura, reduzem inflamação, previnem doenças e combatem o envelhecimento precoce da pele. Por isso não dá pra trocar por outro alimento, você tem que se esforçar para inclui-los na sua rotina, mesmo que você não goste! Deixa eu te contar um segredo: com o tempo nosso corpo se acostuma a consumir estes alimentos, o que antes parecia uma tortura, depois se torna parte do seu dia a dia sem sofrimento! Experimenta consumir pelas próximas 11 semanas, tenho certeza absoluta que no final você já estará mais do que habituado!

Eu como no almoço, já não é o suficiente?

Infelizmente não. O problema é que nutriente não dura por 24 horas dentro do corpo. Depois que comemos os vegetais, o nosso corpo inicia o processo de digestão, absorção e utilização destes nutrientes e este processo demora em média 6 horas, ou seja, após este período seu corpo está pronto para receber mais nutrientes. Se não consumi-lo o seu metabolismo não tem mais “material” para trabalhar e começa a ficar lento e preguiçoso, contribuindo para um ganho de peso a longo prazo!

O que é salada então? 

Verduras: Acelga, agrião, alho poro, almeirão, zlface (lisa, roxa, crespa, americana), catalonha, chicória, couve, endivia, escarola, espinafre, folha de uva, folha de mostarda, rúcula, radicchio e repolho.

Legumes: Abóbora, aspargos, abobrinha, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, cebola, chuchu, cogumelo, couve-flor, nabo, palmito fresco (não vale o em conserva), pepino, pimentão, rabanete, salsão, jiló, quiabo, tomate e vagem.

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3 Comentários em “Dúvidas – Semana 2 – Desafio de Emagrecimento de 2018”

  1. VIVIAN January 22, 2018 at 3:46 am #

    Oi, tudo bem? Tenho 2 dúvidas: vale consumir os legumes/verduras refogados e contar como salada? Tipo repolho refogado, abobrinha batidinha (tipo purê)?
    Minha segunda dúvida é quanto a conserva, já que vc mencionou que palmito em conserva não conta como salada. Costumo fazer conserva de rabanete, de nabo, de pepino em casa. Posso consumir como salada?
    Obrigada!

  2. Verônica Laino January 22, 2018 at 8:31 am #

    Olá Vivian!
    Sua primeira dúvida está respondida aqui: http://blog.veronicalaino.com.br/2018/01/17/duvidas-parte-2-semana-2-desafio-de-emagrecimento-2018/
    Se a conserva for caseira e com pouquíssimo sal, pode consumir sim!
    Um abraço,
    Verônica Laino

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  1. Desafio de Emagrecimento – SEMANA 2 | Nutrição, saúde e qualidade de vida - January 19, 2018

    […] Eu janto lanche, cuscuz, tapioca, banana cozida, não tenho hábito de comer salada, e agora, como adapto o desafio? Não gosto de legumes e verduras, posso trocar por qual alimento? Eu como no almoço, já não é o suficiente? O que é considerado salada? – Caso estas sejam as suas dúvidas, clique AQUI e confira as respostas! […]

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