Marmita #16 – Lombo Suíno

20 Jan

Marmita #16 – Lombo Suíno

Tempo de Preparo: 50 minutos | Rendimento: 4 marmitas

Informação Nutricional por marmita: Valor calórico: 335kcal | Proteína: 31g | Gordura: 13g | Carboidrato: 23g | Fibras: 2g

Ingredientes:

1/2 xícara de arroz integral – 93g

2 dentes de alho – 6g

2 colheres de sobremesa de sal

2 colheres de chá de sal

1 colher de chá de pimenta do reino

1 colher de chá de canela

1 colher de sobremesa de paprica doce

500g lombo suíno

8 folhas de acelga – 215g

1/2 cebola- 51g

1 pimentão (eu usei o vermelho) – 100g

1 colher de sobremesa de azeite (5ml)

Modo de Preparo:

1 – Em um potinho coloque a canela, a pimenta, a páprica e uma colher de sobremesa de sal. Misture bem com uma colher. Agora peque o lombo e vá esfregando este tempero por toda a superfície do lombo, exceto na gordura.

2 – Na panela de pressão, em fogo alto, coloque o lombo com a gordura virada para baixo e deixe cozinhar por 2 minutos ou até que derreta uma boa parte da gordura. Agora vire o lombo e sele cada lado por 30 segundos. Então acrescente 2 xícaras de água, vire o lombo com a gordura para cima, com uma faca faça furos no lombo. Tampe a panela e assim que pegar pressão cozinhe por 20 minutos. Depois que cozinhar, retire a pressão, pegue o lombo, corte o restante da gordura e descarte. Corte o lombo em 4 fatias.

3 – Enquanto o lombo cozinha você pode cozinhar o arroz. Em uma panela pequena, coloque o arroz e deixe ele tostar por 2 minutos (esta etapa é importante para quebrar a película protetora do arroz, assim ele cozinha mais rápido) mexendo na metade do tempo, então acrescente 1 colher de chá de sal, 1 dente de alho descascado e cortado ao meio, 1 1/2 xícara de água, misture bem. Cozinhe em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por 20 minutos ou até que seque toda a água.

4 – Enquanto o arroz cozinha, pegue as folhas de acelga e fatie, pegue 1 dente de alho, descasque e pique. Em uma frigideira, coloque 1 fio de azeite e o alho, deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente a acelga, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de água, tampe e deixe cozinhar por 5 minutos. Destampe a panela, deixe cozinhar por mais 3 minutos ou até que seque toda água.

5 – Pegue o pimentão, corte ao meio, descarte as sementes, e fatie. Pegue a cebola, descasque e pique. Em uma frigideira, coloque 1 fio de azeite e a cebola, deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente o pimentão, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de água, tampe e deixe cozinhar por 6 minutos. Destampe a panela e misture bem.

6 – Espere os alimentos esfriarem antes de montar as marmitas.

7 – Hora de montar a marmita! Na primeira e terceira marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 1/2 da acelga + 1/4 arroz + 1 fatia de lombo. Na segunda e quarta marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 1/2 do pimentão + 1/4 arroz + 1 fatia de lombo.

Validade: 4 dias na geladeira. O congelamento altera a textura dos vegetais, se você não se importar, pode congelar por até 2 meses.

Como consumir: Você pode consumir gelado acompanhado de uma salada de folhas ou se preferir quente. Para aquecer você pode utilizar o micro-ondas (neste caso sempre utilize pote de vidro ou porcelana para aquecer, nunca de plástico), o ideal é aquecer na potência a 50% por 30 a 90 segundos; ou no forninho elétrico (neste caso prefira esquentar em um pirex de vidro) que demora em torno de 5 a 10 minutos.

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário