Marmita #17 – Arroz & Feijão com Carne Moída

3 Feb

Para quem reclama que fica com fome depois de comer as marmitas que eu ensino porque não tem arroz e feijão, fiz mais uma opção com esta combinação brasileira para você ficar saciado por horas! Você pode levar de almoço, porém se estiver precisando reduzir peso é bom evita-la na hora do jantar!

Gostou da idéia de agilizar a comida para a semana? Clique AQUI e confira mais 16 receitas de marmitas!

Marmita #17 – Arroz & Feijão com Carne Moída

Tempo de Preparo: 45 minutos + 8 a 36 horas de molho (feijão) | Rendimento: 4 marmitas

Informação Nutricional por marmita: Valor calórico: 372kcal | Proteína: 33g | Gordura: 8g | Carboidrato: 41g | Fibras: 8g

Ingredientes:

1/2 xícara de feijão (eu usei o carioca) Esta medida é antes de deixar de molho (100g) – Para esta receita você vai utilizar o feijão que já ficou de molho, clique AQUI e confira como fazer o passo a passo.

1/2 xícara de arroz integral (112g)

3 dentes de alho (7g)

6 colheres de chá de sal 

1/2 cebola (38g)

1/2 cabeça de couve-flor (125g)

5 folhas de couve (125g sem o talo)

450g de patinho moído (ou a carne moída da sua preferência)

1 colher de chá de páprica (ou o tempero da sua preferência)

1 colher de sopa de orégano (ou o tempero da sua preferência)

2 folhas de louro (ou o tempero da sua preferência)

1 colher de sopa de azeite (15ml)

1 colher de sopa de salsinha picada (ou o tempero da sua preferência)

1 colher de sopa de cebolinha picada (ou o tempero da sua preferência)

Modo de Preparo:

1 – Na panela de pressão coloque o feijão que ficou de molho, 2 folhas de louro e 2 xícaras de água. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 15 minutos. Depois que cozinhar, retire a pressão e abra a panela, reserve 1 xícara dos grãos cozidos sem o caldo.  Em uma panela , coloque um fio de azeite e 1 dente de alho picado, deixe fritar por 2 minutos. Acrescente o grão de feijão reservado e esmague com a colher para ele pegar bem o sabor do alho, despeje o restante do feijão com o caldo, 1 colher de chá de sal, misture bem e deixe ferver por 5 minutos.

2 – Enquanto o feijão cozinha, descasque um dente de alho e corte ao meio. Higienize a couve-flor e corte em “arvores” pequenas. Em uma panela pequena, coloque o arroz e deixe ele tostar por 2 minutos (esta etapa é importante para quebrar a película protetora do arroz, assim ele cozinha mais rápido) mexendo na metade do tempo, então acrescente 2 colheres de chá de sal, o alho, 2 xícaras de água e misture bem. Com cuidado, coloque a couve-flor por cima do arroz. Cozinhe em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por 20 minutos ou até que seque toda a água. Quando terminar o cozimento, separe a couve-flor e coloque em um pote. Por cima da couve-flor, adicione a salsinha, a cebolinha e um fio de azeite.

3 – Descasque a cebola e pique. Descasque 2 dentes de alho e pique. Higienize a couve, retire o talo central (ele deixa a couve bem amarga, se não se importar não precisa tirar), enrole bem as folhas e fatie.

4 – Neste momento seu feijão já estará cozido e você pode tempera-lo, depois seu arroz já estará cozido e você pode temperar a couve-flor. Deixe para fazer a carne por ultimo, assim não corre o risco de queimar nada 😉

5– Em uma panela grande, coloque um fio de azeite e 1 dente de alho picado, deixe fritar por 2 minutos. Acrescente a couve fatiada e refogue por 1 minuto, coloque 2 colheres de sopa de água, 1 colher de chá de sal (que eu esqueci de adicionar na minha, rs),  e cozinhe por 4 minutos ou até secar toda a água. Agora retire a couve da panela e reserve.

6 – Nesta mesma panela, coloque um fio de azeite e 1 dente de alho picado, deixe fritar por 2 minutos. Acrescente a cebola picada e 1 dente de alho picado, cozinhe por 1 minuto, mexendo sempre. Adicione a carne e cozinhe por 4 minutos em fogo alto mexendo sempre para que a sua carne fique bem soltinha. Tempere com a páprica, o orégano, 2 colheres de chá de sal, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo, por 6 minutos, mexendo ocasionalmente, ou até que a carne fique bem sequinha.

7 – Espere os alimentos esfriarem antes de montar as marmitas.

8 – Hora de montar a marmita! Na primeira e segunda marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 1/2 da couve + 1/4 arroz + 1/4 feijão + 1/4 carne moída. Na terceira e quarta marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 1/2 da couve-flor + 1/4 arroz + 1/4 feijão + 1/4 carne moída.

Validade: 4 dias na geladeira. O congelamento altera a textura dos vegetais, se você não se importar, pode congelar por até 2 meses.

Como consumir: Você pode consumir gelado acompanhado de uma salada de folhas ou se preferir quente. Para aquecer você pode utilizar o micro-ondas (neste caso sempre utilize pote de vidro ou porcelana para aquecer, nunca de plástico), o ideal é aquecer na potência a 50% por 30 a 90 segundos; ou no forninho elétrico (neste caso prefira esquentar em um pirex de vidro) que demora em torno de 5 a 10 minutos.

8 Comentários em “Marmita #17 – Arroz & Feijão com Carne Moída”

  1. Juliana February 3, 2018 at 4:42 pm #

    Boa tarde Veronica!A páprica da carne moída é a doce ou a picante?

  2. Verônica Laino February 3, 2018 at 7:15 pm #

    Olá Juliana,
    Depende da sua preferência! Eu não gosto de pimenta, então utilizo a doce.
    Um abraço,
    Verônica Laino

  3. Camila Braz February 3, 2018 at 10:01 pm #

    Boa noite Verônica!
    Gostaria de saber de quantos ml que são as marmitas. Amo seus vídeos. Abraços

  4. Verônica Laino February 4, 2018 at 3:56 pm #

    Olá Camila,
    Minhas marmitas são 669ml
    Um abraço,
    Verônica Laino

  5. Jamila February 5, 2018 at 2:14 pm #

    Oi Verônica, gostaria de tirar uma dúvida, se possível:
    Assisti vários dos seu vídeos de marmitas, e acho a coisa mais maravilhosa, li todas as receitas de marmita do blog e fiz um compilado da quantidade de alimento de cada grupo que preciso pra montar 4 marmitas, massss como eu faço em grande quantidade, são 28 por semana (almoço e janta meus e do meu esposo), gostaria de saber a quantidade aproximada em gramas de vegetais pra montar as 4 marmitas, já que é bem difícil acha-los pequenos nos mercados e por causa da quantidade eu acabo perdendo o parâmetro. Essa semana deu certo pq encontrei abobrinhas pequenas, então usei elas e vamos comer abobrinha a semana toda hahaha

  6. Verônica Laino February 5, 2018 at 3:23 pm #

    Olá Jamila,
    As receitas a partir de 2018 tem o peso dos legumes (observe a lista de ingredientes, ao lado tem um valor em gramas), você pode multiplicar o valor pela quantidade de marmitas que você deseja fazer!
    Um abraço,
    Verônica Laino

  7. Jamila February 6, 2018 at 9:33 am #

    Obrigada pela reposta! Vou olhar, não tinha percebido /=

Trackbacks and Pingbacks

  1. Fiz e Aprovei – Marmita #17 – Arroz & Feijão com Carne Moída | Nutrição, saúde e qualidade de vida - June 18, 2018

    […] Marmita #17 – Arroz & Feijão com Carne Moída […]

Deixe seu Comentário