Tireoidite de Hashimoto

14 Feb

A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, ou seja, o corpo produz anticorpos contra si mesmo, neste caso, contra a tireóide, que é a glândula responsável, pelo gasto energético do corpo. Cada vez mais o número de pessoas que apresentam alteração na função da tireoide é impressionante, cresce absurdamente, não só em mulheres, atinge homens também.

Atualmente tem algumas associações entre deficiência de vitamina D e doença autoimune na tireóide, no entanto a suplementação deve ser feita com cuidado, após avaliação detalhada, até porque vitamina D é um hormônio, age e funciona como tal.

Além disso encontramos algumas hipóteses que a tireoidite de Hashimoto está relacionada com uma intolerância ou alergia ao glúten, o que leva a crer que um conjunto de fatores dietéticos, genético e hábitos tornam alguns indivíduos mais suscetíveis a desenvolverem esta condição auto-imune. Então se você tem intolerância ou alergia ao glúten, você gera anticorpos que por sua vez pode atacar a glândula, com isso, o tecido tireoidiano é destruído e a sua capacidade de produzir hormônios caem. O ideal é anualmente ter seus anticorpos de tireóide verificados, caso dê alterado, vale a pena investigar doença celíaca e caso dê negativo, investigar intolerância ao glúten, para que assim você possa junto com a nutricionista escolher a melhor estratégia alimentar.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário