Alimentação & Menopausa

16 Feb

O nosso problema é que só damos atenção a menopausa quando ela chega, porém se você começar a melhorar a sua alimentação a partir dos 30 anos, você não terá os efeitos colaterais da menopausa! Por isso, desde cedo devemos incrementar a nossa alimentação (vou citar abaixo quais alimentos incluir ok?) e claro, atividade física (já que a perda de massa muscular aumenta ainda mais nessa fase).

  • Alimentos ricos em vitamina B12 e Ácido Fólico, pois eles ajudam nos sintomas de alteração do humor, depressão, distúrbio bipolar, memória e cognição. Fontes alimentares de vitamina b12: carnes vermelhas, peixes e frutos do mar. Fontes alimentares de Acido fólico: feijões, lentilha, levedo de cerveja e espinafre. Consumir pelo menos um item de cada fonte por dia e lembrar sempre de fazer rotatividade.
  • O ômega-3 que além de ser um excelente anti-inflamatório ele também ajuda nos sintomas de depressão, saúde cardiovascular, regularização do LDL e HDL sanguíneos. Fontes alimentares: Sardinha (principal), Salmão (somente o selvagem), sementes de chia e sementes de linhaça. Consumir pelo menos um item de cada fonte por dia e lembrar sempre de fazer rotatividade.
  • A cúrcuma (Cúrcuma longa), também conhecida como açafrão da Terra, que em ação antioxidante, anti-inflamatória, ajuda a modular níveis de fibrinogênio plasmático, proteção cardiovascular. O ideal é acrescentar depois do preparo ou no suco, em média uma colher de chá por dia.
  • A Semente de Linhaça que ajuda a reduzir os níveis de LDL e colesterol total, melhora da densidade óssea, e diminui os sintomas relacionados a menopausa. Um colher de sopa 3 vezes por semana é o ideal, se já estiver na menopausa o ideal é consumir 5 vezes por semana.
  • Chá de romã principalmente para que já está com os sintomas da menopausa. Para o chá faça uma decocção por 15 minutos e usa-se mais ou menos 2 colheres de sopa de casca da romã para cada xícara de chá. A casca de Romã pode ser congelada, então ao comprar uma romã, separe a casca já na porção, coloque em saquinhos e congele por até 6 meses!
  • Semente de Gergelim que é riquíssima em Cálcio, prevenindo assim, junto com a musculação, a desmineralização óssea (osteoporose), além disso o gergelim e melhora da relação LDL e HDL. Uma colher de sopa 3 vezes por semana é o ideal, se já estiver na menopausa o ideal é consumir 5 vezes por semana.
  • Chá de Folha de Amora que é rico em flavonoides, ajuda na diminuição dos fogachos e vermelhidões que estão associados com uma disfunção na atividade antioxidante. 

Enquanto alguns alimentos nos ajudam nessa fase, outros podem atrapalhar e muito! Confira os alimentos que devem ser consumidos apenas ocasionalmente:

  • Chocolate e cafeína: estes alimentos são ricos em metilxantina que pioram o quadro hormonal.
  • Sal, álcool, gengibre, pimenta e alimentos industrializados com muitos aditivos químicos pioram os fogachos (calores). O sal e as bebidas alcoólicas também aumentam a retenção de líquidos, sintoma muito comum nas mulheres, principalmente na menopausa.
  • Açúcar (qualquer tipo) e farinha branca se consumidos diariamente alteram o humor, aumentam a irritabilidade e o acúmulo de gordura corporal.

Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional! Consulte um nutricionista para um Plano Alimentar Individualizado.

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