Marmita #18 – Peixe Assado com Quiabo

17 Feb

 

Pra mim peixe não combina com arroz e feijão (acho que é porque eu não ligo pra arroz, rs) aqui em casa sempre tem peixe com batata e sempre faz sucesso! Nesta marmita inclui um ingrediente bem brasileiro, o quiabo, que vou te ensinar a fazer sem baba e sequinho! Esta marmita pode ser consumida no almoço ou no jantar!

Gostou da idéia de agilizar a comida para a semana? Clique AQUI e confira mais 17 receitas de marmitas!

Marmita #18 – Peixe Assado com Quiabo sem Baba, Batata e Cenoura

Tempo de Preparo: 45 minutos | Rendimento: 4 marmitas

Informação Nutricional por marmita: Valor calórico: 299kcal | Proteína: 27g | Gordura: 10g | Carboidrato: 30g | Fibras: 7g

Ingredientes:

3 filés de peixe – eu utilizei a tilápia, mas dá para fazer esta receita com qualquer filé (450g)

1 cebola grande (200g)

2 batatas médias (450g)

16 quiabos (250g)

2 cenouras pequenas (225g)

2 dentes de alho (6g)

1 rodela grossa de gengibre (6g)

3 1/2 colheres de chá de sal

3 colheres de sobremesa de azeite (ou óleo de coco) (15g)

1 punhado pequeno de endro desidratado (também fica muito bom com coentro)

1 colher de café de mix de pimenta (pimenta do reino, pimenta branca, pimenta rosa e pimenta calabresa)

1 punhado pequeno de alecrim desidratado (também fica muito bom com salsinha)

1/2 colher de chá de páprica doce (também fica muito bom com curry)

Modo de Preparo:

1 – Lave bem com uma escova a batata, a cenoura e o quiabo. Pegue quiabo por quiabo e seque com um pano limpo (isto evita que forme a baba na hora de cortar).

2 – Descasque a cebola e corte em rodelas grossas. Corte a batata ao meio no sentido do comprimento e então corte cada metade em fatias finas (não descasque a batata! A casca além de ser nutritiva é rica em fibras e vai te deixar saciado por mais tempo).

3 – Pegue um pedaço de papel manteiga bem grande, coloque as rodelas de cebola, cubra com o filé de peixe. Tempere com 1 colher de chá de sal, o endro e o mix de pimenta. Por cima do peixe coloque as batatas e tempere com 1 colher de chá de sal, o alecrim e 1 colher de sobremesa de azeite. Vá dobrando a borda do papel até formar um papelote. Coloque este papelote em uma forma. Leve para assar em forno pré-aquecido a 230C por 25 minutos.

3 – Enquanto o peixe cozinha, corte o cabinho do quiabo e descarte, então corte ao meio no sentido do comprimento. Descasque a cenoura e corte em rodelas finas. Descasque o dente de alho e pique. Rale ou pique o gengibre.

4 – Pegue uma forma grande e cubra com papel manteiga. Em metade da forma coloque o quiabo e tempere com uma colher de chá de sal, o alho, o gengibre e 1 colher de sobremesa de azeite, com as mãos misture bem para o tempero pegar bem, então espalhe pela forma (o ideal é colocar a semente para cima e um ao lado do outro). Na outra metade da forma coloque a cenoura e tempere com 1/2 colher de chá de sal, 1 colher de sobremesa de azeite e 1/2 colher de páprica doce. Coloque no forno (junto com o peixe) e deixe assar por 25 minutos.

5 – Depois que o peixe assar por 25 minutos, retire do forno, abra o papelote com cuidado e corte a parte de cima de descarte, devolva para o forno por mais 10 minutos. A batata sai cozida e al dente, se você gosta de batata bem mole como se fosse fazer um purê eu sugiro assar por 35 minutos antes de abrir o papelote.

6 – Depois que o peixe assar pelos 10 minutos finais, separe as batatas, o peixe a cebola. Corte o peixe de forma que você tenha 4 porções iguais.

7 – Espere os alimentos esfriarem antes de montar a marmita.

8 – Na primeira e segunda marmita coloque 1/4 da batata + 1/2 cenoura + 1/4 peixe + 1/4 cebola. Na terceira e quarta marmita coloque 1/4 da batata + 1/2 quiabo + 1/4 do peixe + 1/4 cebola.

Validade: 4 dias na geladeira. O congelamento altera a textura dos vegetais, se você não se importar, pode congelar por até 2 meses.

Como consumir: Você pode consumir gelado acompanhado de uma salada de folhas ou se preferir quente. Para aquecer você pode utilizar o micro-ondas (neste caso sempre utilize pote de vidro ou porcelana para aquecer, nunca de plástico), o ideal é aquecer na potência a 50% por 30 a 90 segundos; ou no forninho elétrico (neste caso prefira esquentar em um pirex de vidro) que demora em torno de 10 minutos.

Gostou da receita? Mudaria algum ingrediente? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

5 Comentários em “Marmita #18 – Peixe Assado com Quiabo”

  1. Helen February 17, 2018 at 12:37 pm #

    Olá, Verônica. Há algum substituto pro quiabo nesta receita?

  2. Ana Paula February 18, 2018 at 4:42 pm #

    Acabe de fazer a marmita,amo quiabo e peixe.

  3. Verônica Laino February 18, 2018 at 6:07 pm #

    Olá Ana!
    Que bom que aprovou!!
    Um abraço,
    Verônica Laino

Trackbacks and Pingbacks

  1. Desafio de Emagrecimento 2018 – SEMANA 7 – Carboidrato engorda? Pode comer? | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 18, 2018

    […] Peixe assado com batata com casca (afinal queremos manter a linha de carboidratos integrais, por isso consumimos com casca), cenoura e quiabo sem baba: Marmita #18 […]

  2. Desafio de Emagrecimento 2018 – SEMANA 8 – 10 Alimentos Termogênicos para Acelerar o Metabolismo | Nutrição, saúde e qualidade de vida - February 25, 2018

    […] Marmita de Peixe Assado com Quiabo ao Gengibre, Charuto de Repolho com Frango, Marmita de Lombo com Canela e vegetais, Marmita de Lombo com Maçã e Canela, […]

Deixe seu Comentário