4 dicas para comprar um bom Azeite

2 Mar

Se tem uma coisa que eu amo é o azeite de oliva! Ao comprar temos que tomar alguns cuidados, assim podemos garantir a qualidade do produto!

Confira abaixo os 4 passos para escolher um bom azeite:

1 – Embalagem: o ideal é que a embalagem seja sempre de vidro e na cor escura. Não compre azeite em embalagem de plástico, vidro transparente, latas e garrafas com rolha de cortiça. Tomar este cuidado com o tipo de embalagem evita que o azeite fique com sabor e cheiro de ranço e evita uma oxidação do produto por conta da luz (luminosidade).

2 – Data de fabricação: quanto mais novo um azeite melhor, assim ele consegue preservar as melhores propriedades da azeitona. Prefira aqueles que tenham no máximo 6 meses da data de fabricação.

3 – Procedência e origem: o ideal é que o azeite seja produzido e embalado no mesmo local (na embalagem é obrigatório conter essa informação). Assim você tem certeza que o azeite não foi contaminado no transporte, estava bem armazenado e manteve as propriedades nutricionais.

4 –  Tipo de azeite: Tem que ser extra-virgem pois isso quer dizer que ele foi apenas prensado à frio e não passou por nenhum processo químico.

Essencial ou Não? Acidez: para ser considerado extra-virgem o azeite tem que ter acidez abaixo de 0,8%, O percentual de acidez do azeite refere-se ao parâmetro químico que mede a proporção de ácidos graxos livres existente no azeite.

Pode aquecer o azeite? Sim! Ele é resiste ao processo de fritura, com níveis reduzidos de oxidação e hidrólise (processos que deterioram o produto) e quantidades superiores de compostos antioxidantes. É claro que devemos restringir o consumo de alimentos fritos em geral, mas o azeite passou a ser uma excelente opção para culinária do dia a dia, afinal se resiste à fritura certamente pode e deve ser usado para refogar legumes ou grelhar carnes, aves e peixes 😉

Quer indicações de boas marcas para comprar? Clique AQUI e confira o post Ranking dos Azeites: Qual é a melhor marca?

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário