Desafio de Emagrecimento 2018 – SEMANA 10 – ADOÇANTE E AÇÚCAR PODE?

11 Mar

Vamos dar continuidade ao Desafio de Emagrecimento de 2018?

Se você não viu como vai funcionar este desafio clique AQUI e confira o primeiro post e já baixe o arquivo para acompanhar suas medidas!

Se você não fez nenhum desafio até agora eu sugiro que você inicie pelo desafio da semana 1! Então a cada semana vai acrescentando um desafio e só quando chegar na quarta semana venha fazer este daqui! Clique AQUI e confira o desafio da semana 1, o arquivo para acompanhar a semana e a sugestão de cardápio.

Açúcar realmente é um vilão? Confira as regras gerais do desafio da semana 10 no vídeo abaixo:

DESAFIO SEMANA 10: Excluir o açúcar/adoçante de bebidas e em receitas utilize muito pouco açúcar e somente quando necessário, se der utilize frutas como banana e tâmara para adoçar.

Porque o açúcar é tão prejudicial?

O açúcar é um dos grandes responsáveis por aumentar a gordura corporal, principalmente a abdominal, além disso acelera o processo de envelhecimento das células e se torna um vicio assim como o álcool, o cigarro ou qualquer outra droga. Quanto mais se consome mais necessidade tem de consumir e em quantidades cada vez maiores. 
O açúcar é proveniente da cana de açúcar, classificado como sacarose, quando digerido, ele se “quebra” em glicose e frutose, aumentando os níveis de carboidrato na corrente sanguínea e fígado, desta forma nenhum órgão escapa dos danos do açúcar. No começo, o pâncreas tenta produzir mais insulina para normalizar as taxas de carboidrato/açúcar no sangue, mas depois ele começa a não dar conta de tanta demanda, com isso a produção da insulina começa a entrar em falência parcial, produzindo pouco hormônio, se ela não é produzida corretamente, a glicose vai em excesso para corrente sanguínea, o que por fim se torna uma diabetes do tipo 2.
O brasileiro consome em média 51kg de açúcar por ano, o que equivale a mais de 4 kg de açúcar por mês. O problema maior é que o rótulo dos alimentos aqui no Brasil não é descrito de forma clara para o consumidor, que fica confuso ao olhar as informações e identificar o quanto de açúcar é adicionado às bebidas, biscoitos, bolos, etc, confira a matéria: Teor de Açúcar nas Bebidas assim você vai ter uma noção do que estou falando! É assustador!
 
Posso utilizar adoçante artificial então?
O adoçante artificial é um medicamento que foi desenvolvido para pacientes com diabetes do tipo 1, ou seja, não possuem funcionamento do pâncreas e com isso não produzem insulina. Se este não é seu caso o ideal seria evita-los. Quer entender melhor? Confira a matéria: Adoçantes artificiais: aliados ou inimigos da saúde?

REFEIÇÕES PARA A SEMANA 10

O desafio desta semana é consumir a água, a salada no jantar, mastigar bem os alimentos além de não consumir bebidas nas refeições, substituir três vezes por semana seu café da manhã pelo suco emagrecedor e nos outros quatro dias da semana incluir uma gordura boa e uma fruta, priorizar somente um tipo de carboidrato na refeição e sempre consumir as versões integrais, consumir um alimento termogênico por dia, limitar o consumo de fritura para apenas uma vez a cada 15 dias, excluir o açúcar/adoçante de bebidas e reduzir o consumo de açúcar das receitas pela metade. Esta semana eu reuni algumas receitas que são doces, porém são adoçadas com frutas! Basta clicar no nome do alimento que a receita abre para você 😉

CAFÉ DA MANHà

Suco Verde Detox, Suco Laxativo, Bolo de Banana, Pãozinho integral com Geleia sem Açúcar ou com Requeijão (dica: adicione uma colher de chá de Tempero em Pó Caseiro para Legumes em 1/2 receita do requeijão, assim varia o sabor)

ALMOÇO & JANTAR

Para dias corridos: Omelete de Forno

Para quem não curte arroz com feijão: Salada de Quinoa acompanhada de Frango Refogado

Para um almoço mais leve: Lombo na Pressão com arroz de couve flor e purê de abóbora

LANCHES INTERMEDIÁRIOS:

Geladinho de Morango, Gelatina de Maracujá com Maçã, Barrinha de fruta, Biscoito de Avelã, Cookie de Banana, Bolo de Café com Tamara, Pãozinho de Manjericão

Se preferir, confira a playlist abaixo que tem todos as receitas acima em vídeo:

Confira clicando AQUI o Desafio da Semana 11

Fique atento! O desafio começou dia 07/01/2018 e toda semana, no domingo, será lançado um desafio novo para seguir, serão 12 desafios no total para mudar seu jeito como você vê a comida, como pensa e como faz as suas escolhas! Conto com a presença de todos vocês!! Para participar basta acompanhar o blog e o canal do youtube.

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