Marmita #22 Arroz, Feijão, Farofa & Espetinho de Frango

20 May

Tem meses que meu marido tem me medido para fazer esta marmita, então hoje eu finalmente gravei a receita! Um marmita que mata a fome e é uma delícia! Você pode levar de almoço, porém se estiver precisando reduzir peso é bom evita-la na hora do jantar!

Gostou da idéia de agilizar a comida para a semana? Clique AQUI e confira mais 21 receitas de marmitas!

Marmita #2 – Arroz, Feijão, Farofa & Espetinho de Frango

Tempo de Preparo: 50 minutos + 8 a 36 horas de molho (feijão) | Rendimento: 4 marmitas

Informação Nutricional por marmita – abobrinha: Valor calórico: 459kcal | Proteína: 37g | Gordura: 9g | Carboidrato: 55g | Fibras: 10g

Informação Nutricional por marmita – pimentão: Valor calórico: 469kcal | Proteína: 38g | Gordura: 9g | Carboidrato: 57g | Fibras: 11g

Ingredientes:

1/2 xícara de feijão (eu usei o carioca) Esta medida é antes de deixar de molho (100g) – Para esta receita você vai utilizar o feijão que já ficou de molho, clique AQUI e confira como fazer o passo a passo.

1/2 xícara de arroz integral (112g)

1/4 xícara de farinha de mandioca (44g)

1/4 xícara de farelo de aveia (23g)

3 dentes de alho (7g)

6 colheres de chá de sal 

1/2 cebola (87g)

1 cenoura (90g)

1/2 pimentão (eu utilizei o vermelho) (116g)

1 abobrinha (eu utilizei a italiana) (167g)

2 peitos de frango (508g)

1 colher de chá de salsa (ou o tempero da sua preferência)

1 colher de chá de pimenta do reino (ou o tempero da sua preferência)

2 folhas de louro (ou o tempero da sua preferência)

1 colher de sopa de azeite (15ml)

1 colher de sopa de manteiga (16g)

Modo de Preparo:

1 – Na panela de pressão coloque o feijão que ficou de molho, 2 folhas de louro e 4 xícaras de água. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois que cozinhar, retire a pressão e abra a panela, reserve 1/2 xícara dos grãos cozidos sem o caldo.  Em uma panela , coloque um fio de azeite e 1 dente de alho picado, deixe fritar por 2 minutos. Acrescente o grão de feijão reservado e esmague com a colher para ele pegar bem o sabor do alho, despeje o restante do feijão com o caldo, 1 colher de chá de sal, misture bem e deixe ferver por 10 minutos.

2 – Enquanto o feijão cozinha, descasque um dente de alho e corte ao meio. Em uma panela pequena, coloque o arroz e deixe ele tostar por 2 minutos (esta etapa é importante para quebrar a película protetora do arroz, assim ele cozinha mais rápido) mexendo na metade do tempo, então acrescente 1 colher de chá de sal, o alho, 1 1/2 xícara de água e misture bem. Cozinhe em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por 20 minutos ou até que seque toda a água.

3 – Enquanto o arroz cozinha, corte o frango em cubos, o pimentão em quadrados, a cebola em petalas e o miolo pique, a abobrinha em rodelas. Coloque 12 espetos para churrasco em um pote de água por pelo menos 10 minutos. 

4 – Monte os espetos da seguinte forma: intercale 3 cubos de frango com 3 rodelas de abobrinha, faça isso em 6 espetos. Nos outros 6 espetos intercale: frango, pimentão, cebola, formando 3 camadas. Coloque em uma forma untada ou coberta com papel manteiga, tempere os dois lados com azeite, sal e pimenta do reino, no espetinho de abobrinha coloque a salsa, depois leve para assar em forno pré-aquecido a 230C por 15 minutos. Vire os espetos e asse por mais 10 minutos.

5– Rale a cenoura. Em uma panela frigideira, coloque a manteiga e a cebola picada e refogue por 2 minutos, coloque a cenoura e 1/4 xícara de água, cozinhe por mais 2 minutos, coloque a farinha e o farelo e cozinhe por 6 minutos mexendo sempre.

 

6 – Espere os alimentos esfriarem antes de montar as marmitas.

7 – Hora de montar a marmita! Na primeira e segunda marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 3 espetinhos com abobrinha + 1/4 arroz + 1/4 feijão + 1/4 farofa. Na terceira e quarta marmita siga a seguinte ordem em cada marmita: 3 espetinhos com pimentão  + 1/4 arroz + 1/4 feijão + 1/4 farofa.

Validade: 4 dias na geladeira. O congelamento altera a textura dos vegetais, se você não se importar, pode congelar por até 2 meses.

Como consumir: Você pode consumir gelado acompanhado de uma salada de folhas ou se preferir quente. Para aquecer você pode utilizar o micro-ondas (neste caso sempre utilize pote de vidro ou porcelana para aquecer, nunca de plástico), o ideal é aquecer na potência a 50% por 30 a 90 segundos; ou no forninho elétrico (neste caso prefira esquentar em um pirex de vidro) que demora em torno de 5 a 10 minutos.

Gostou da receita? Fez e aprovou? Deixe seu comentário!

Se fizer a receita, tire uma foto e marque com a hashtag #desafioveronicalaino no Instagram ou envie por mensagem particular na minha página do facebook.

4 Comentários em “Marmita #22 Arroz, Feijão, Farofa & Espetinho de Frango”

  1. Carine Lopes July 12, 2018 at 1:59 pm #

    Oi boa tarde. Quero saber se eu dizer 6 marmitas elas podem ser mantidas na geladeira ou tem que por no congelados…
    Quero fazer para a semana. Então preciso no 6 marmitas para janta/ almoço.

  2. Verônica Laino July 12, 2018 at 5:26 pm #

    Olá Carine,
    Infelizmente você deve respeitar a validade descrita no final da receita, portanto, só podem ficar por 4 dias na geladeira.
    Um abraço,
    Veronica Laino

  3. ABEL BECEGATO July 24, 2018 at 12:14 am #

    Oi Verônica, tudo bem?

    Gostaria de saber onde encontro estes recipientes que você usa.

    Obrigado.

  4. Verônica Laino July 26, 2018 at 9:47 am #

    Olá Abel,
    Você encontra em supermercados, compre aqueles que tem capacidade para 600ml.
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário