Cacau Natural X Cacau Alcalino

3 Aug

Crédito: Gold Medal Flour

Você gosta de chocolate? 
Já reparou que hoje nas lojas de produtos naturais temos duas versões de cacau em pó? O Tradicional e o Alcalino! Será que tem diferença neles? Vamos lá!

CACAU EM PÓ TRADICIONAL: O cacau em pó natural (à esquerda na foto acima) é de cor marrom média, tem sabor amargo e é mais popular em receitas de brownie e bolo. Devido ao fato de que o pó de cacau natural é altamente ácido, ele pode ser utilizado em receitas que levam apenas bicarbonato, não precisando utilizar o fermento, já que ambos vão reagir e fermentar, neutralizando um pouco esta acidez.

CACAU ALCALINO: O cacau em pó alcalino (também conhecido como cacau de processo holandês) é apenas ligeiramente ácido, porque na verdade foi tratado com álcali para neutralizar essa acidez. Este processo também suaviza o sabor não tendo aquele gosto amargo. Por ele não ser tão ácido a receita precisa ser adicionada fermento, já que o bicarbonato não terá a ação citada acima.

Por isso que às vezes a textura da receita muda muito, já que cada um reage de forma diferente!

Agora nutricionalmente falando, apesar de o cacau em pó alcalino ser mais saboroso, ele possui menor quantidade dos antioxidantes flavonóides, importantes para a saúde, então se a ideia é focar na saúde o cacau natural é melhor, agora se o foco é no sabor, talvez o alcalino seja a melhor pedida 😉

#dicaveronicalaino

Nenhum Comentário ainda

Deixe seu Comentário