Barrinha de Banana com Ameixa Rica em Fibras

14 Aug

Estava andando pelo mercado e vi esta barrinha de banana e ameixa na gôndola, aí pensei, será que dá para reproduzir esta barrinha em casa? Para minha felicidade, deu para reproduzir sim e com apenas 1/3 do custo e sem adicionar ingrediente estranho, porque vamos ser sinceros né? Ler ingrediente de algumas barrinhas de cereal é assustador, rs.

Vamos falar do psyllium? É a casca retirada das sementes de uma planta, rica em fibras solúveis e insolúveis. Em contato com a água vira uma mucilagem e se expande, o resultado é que além dele te deixar mais saciado (por isso a importância de beber a água junto com a barrinha). Sei que muita gente vai reclamar do valor do psyllium, mas vamos fazer as contas? Um pacote com 100g custa em torno de R$12,00, nesta receita vamos utilizar 6g de psyllium, ou seja, com um pacote você consegue fazer 16 receitas, ou seja, 133 barrinhas. Então a adição do psyllium vai deixar a sua barrinha 9 centavos mais cara! Eu acho que vale a pena o investimento 🙂 Dito isso, vamos a receita?

Barrinha de Banana com Ameixa Rica em Fibras

Tempo de Preparo: 10 minutos + 30 minutos na geladeira | Rendimento: 8 barrinhas

Informação Nutricional por barrinha: Valor calórico: 89kcal | Proteína: 1g | Gordura: 2g | Carboidrato: 18g | Fibras: 3g

Medida Caseira Utilizada: 1 xícara = 240ml | 1/2 xícara = 120ml | 1/3 xícara = 80ml | 1/4 xícara = 60ml | 1 colher de sopa = 15ml | 1 colher de sobremesa = 5ml | 1 colher de chá = 2,5ml | 1 colher de café = 1,25ml

Ingredientes:

3 bananas pequenas maduras (199g) – pode utilizar qualquer tipo de banana

16 ameixas secas sem caroço (100g) – Se quiser, substitua por damasco ou uva passa

1 colher de sopa de Psyllium husk (6g) – Se você não encontrar ele em lojas de produtos naturais, substitua por 2 colheres de sopa de farelo de aveia ou trigo

50g de chocolate amargo – eu utilizei o chocolate 60%

Modo de Preparo:


1 – Descasque as bananas e amasse. Pique a ameixa.

2 – Em uma panela, coloque a banana amassada, a ameixa, o psyllium e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por 5 minutos.

3 – Transfira pra uma travessa de vidro (a minha tem 15 X 15), espalhe bem.

4 – Derreta o chocolate no micro-ondas por 45 segundos, misture bem, despeje por cima da banana cozida e leve a geladeira por 30 minutos para esfriar.

5 – Corte em 8 barrinhas, embale e guarde na geladeira.

Validade: ela aguenta até 24 horas em temperatura ambiente (24C)  ou 8 dias na geladeira ou 45 dias congelada.

Gostou da receita? Fez e aprovou? Deixe seu comentário!

Se fizer a receita, tire uma foto e marque com a hashtag #desafioveronicalaino no Instagram ou envie por mensagem particular na minha página do facebook.

2 Comentários em “Barrinha de Banana com Ameixa Rica em Fibras”

  1. Sineide Gomes August 15, 2018 at 8:12 pm #

    Boa noite Veronica. Receita maravilhosa. Fiz e qd tirei minha banana fogo, não ficou tão consistente como a sua. Será que precisava ficar mais tempo? Deixei 6 min no fogo. O chocolate ficou bem kraquelento . Porém tudo ficou uma delícias . Parabéns pela receita. Amei!!!

  2. Verônica Laino August 16, 2018 at 10:19 pm #

    Olá Sineide,
    O ideal é cozinhar até ela ficar consistente, assim o chocolate não fica craquelando. Da próxima vez deixa mais uns minutinhos no fogo.
    Um abraço,
    Verônica Laino

Deixe seu Comentário